Notícias


Secretaria do Meio Ambiente de Guaíba faz a 2ª maior apreensão de aves do ano

Secretaria do Meio Ambiente de Guaíba faz a 2ª maior apreensão de aves do ano
30/08/2021 Texto e Foto: Prefeitura de Guaíba

Três denúncias encaminhadas à Secretaria de Meio Ambiente, Planejamento e Gestão Territorial de Guaíba, receberam diligências neste mês. Entre elas, um estabelecimento comercial mantinha 28 aves da fauna silvestre nativa em cativeiro ilegal.

As ações foram conduzidas pela zoóloga Lisiane Becker e o fiscal ambiental Everton C. da Silva - que, em duas ocasiões, contaram com o apoio de agentes da Delegacia da Polícia Civil. No local, também foram apreendidas gaiolas vazias, anilhas antigas e arapucas.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

A zoóloga também constatou as péssimas condições ambientais e sanitárias no local do cativeiro. Nenhuma das 16 espécies de aves está sob risco de extinção.

No entanto, o Cardeal (Paroaria coronata) consta incluído no anexo II da Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (CITES) - ou seja, só pode ser comercializado mediante autorização de instância legalmente competente. Todas as aves foram encaminhadas pela equipe da SEMAPLAG ao CETAS/IBAMA, em Porto Alegre.


MAIS NOTÍCIAS