Notícias


Comitê criado pelo CONCPC mira nos crimes contra o patrimônio

Lançará estratégia nacional para recuperação de ativos e bens objetos de crime patrimonial
25/08/2021 Texto e foto: Polícia Civil

Uma nova forma de repressão aos crimes contra o patrimônio é a aposta do Conselho Nacional de Chefes de Polícia (CONCPC), que por meio da Resolução 01/2021, instituiu o Comitê Permanente de Análise e Repressão a Crimes Contra o Patrimônio.

Segundo a Presidente do CONCPC e Chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Delegada Nadine Anflor, o comitê buscará o fortalecimento do uso de ferramentas tecnológicas na investigação criminal e a maximização do emprego da inteligência policial na repressão contra esse tipo de delito.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

“Por meio do comitê também se buscará a cooperação e integração entre as Polícias Civis, com alinhamento de estratégias nacionais para recuperação de ativos e bens objetos de crimes patrimoniais”, afirma a presidente. Nesse mesmo sentido, Nadine aposta na descapitalização das organizações criminosas e, na consequente, indenização às vítimas.

Fará parte das atribuições desse comitê o acompanhamento e análise de estatísticas criminais com base nas ocorrências de crimes contra o patrimônio, o planejamento e coordenação de operações policiais, a elaboração de protocolos de investigação criminal, entre outros. O grupo ainda irá priorizar ações de repressão contra roubos a residência, estabelecimentos comerciais, instituições bancárias e de veículos, inclusive os de transporte coletivo, cargas e valores.

Nadine esclarece que o comitê atuará conforme meta estabelecida no Plano Estratégico de cada polícia civil, mas que na ausência desse, definirá ações que busquem reduzir em 15% o número de crimes contra o patrimônio. “Queremos aumentar a sensação da segurança do cidadão brasileiro e, dessa forma, assegurar um ambiente seguro para o desenvolvimento de atividades econômicas”, finaliza.

MAIS NOTÍCIAS