Notícias


Brasil e Colômbia firmam acordo na área espacial

Países assinaram memorando de cooperação para desenvolvimento de atividades espaciais pacíficas
24/08/2021 Portal Brasil / Com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - Foto: Neila Rocha/MCTI

Brasil e Colômbia firmaram, na quinta-feira, dia 19 agosto, um memorando de entendimento para a cooperação em atividades espaciais com fins pacíficos. O documento foi assinado pelo ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações brasileiro, astronauta Marcos Pontes, e seu equivalente colombiano, Tito Crissien Borrero.

A cooperação se dará em áreas temáticas como a observação da terra e o desenvolvimento, montagem, testes e operação de satélites. Além disso, o acordo vai permitir um uso compartilhado de infraestruturas científicas e tecnológicas entre os dois países.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

“Um programa espacial tem um papel muito importante no desenvolvimento de diversas áreas. E há uma série de desafios que podem, e precisam, ser resolvidos em parceria. Por isso é importante ter um parceiro como a Colômbia, que também poderá contar fortemente com o Brasil na criação de seu programa espacial”, afirmou o ministro astronauta Marcos Pontes durante a cerimônia de assinatura do memorando de entendimento.

Para o ministro da Ciência e Tecnologia colombiano, Tito Crissien, a cooperação trará avanços sociais e econômicos aos dois países. “Estamos convencidos de que essa parceria vai contribuir muito para o desenvolvimento de diversas áreas, principalmente social e econômica. Há muito tempo, Brasil e Colômbia são parceiros científicos. Ter o apoio de nosso país vizinho nos dá certeza de sucesso no desenvolvimento de nosso projeto espacial”, avaliou.

A Agência Espacial Brasileira (AEB) e o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), ambos vinculados ao MCTI, serão as instituições brasileiras com maior atuação nessa cooperação científica entre Brasil e Colômbia.

MAIS NOTÍCIAS