Notícias


Oficina de Tapetes e Tear é ministrada em unidades prisionais do RS

Curso de formação aconteceu em Charqueadas
22/08/2021 Texto e foto: Imprensa Susepe

Ocorreu, na segunda-feira, dia 16 de agosto de 2021, na Penitenciária Estadual de Charqueadas (PEC), a abertura da Oficina de Tapetes e Tear, uma parceria da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS), por meio da Susepe, com o Sesc Comunidades.

No evento, que contou com participação da equipe da SJSPS, 18 detentas da população LGBT começaram a formação. Na semana passada, a aula inaugural aconteceu na Penitenciária de Canoas (Pecan).

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.  

Ao todo, são 57 vagas distribuídas para quatro unidades prisionais contempladas na atividade de aprendizagem da técnica de tear para confecção de tapetes e outros artesanatos utilizando retalhos de tecidos.

Além das apenadas de Charqueadas, 22 apenados já iniciaram a capacitação na Penitenciária de Canoas. Durante esta semana, também terão início as atividades com dez apenados do Instituto Penal Feminino de Porto Alegre e sete da Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba.

O projeto faz parte do Programa Sesc Envolva-se, que tem o objetivo de valorizar a cidadania e promover alternativas de geração de renda.

A oficina de Tapetes e Tear, disponibilizada para a população prisional, desenvolve peças como bolsas e tapetes, utilizando e reciclando resíduos têxteis.

A coordenadora do projeto e assistente social do Sesc RS, Michele Cardoso Corrêa, explica que este projeto “é uma rede de solidariedade que atua em prol da sustentabilidade ambiental a partir de três pilares: as empresas que doam insumos e matéria-prima; as entidades sociais que transformam a matéria-prima em arte; e o Sesc, que realiza a mediação entre os parceiros do Programa, dando apoio logístico e disseminando conhecimentos a partir de ações educativas”.

No evento em Charqueadas, a coordenadora de assuntos especiais da SJSPS, Gabriela Lorenzet, desejou uma ótima oficina e destacou que “é uma grande oportunidade de geração de renda para as apenadas e desenvolvimento profissional, já que elas poderão vender as peças fabricadas”.

Representando o secretário da pasta, a assessora institucional Carolina Ramires agradeceu a participação das apenadas e reiterou a importância do trabalho e de oficinas profissionalizantes como possibilidade de ressocialização. “Estas atividades oportunizam à população prisional uma profissão, e, com isso, mais chance de se reinserir na sociedade”.

A divisão de educação prisional da Susepe esteve representada pela assistente social Maura Moisinho, que, em sua fala, reforçou a importância de atividades de capacitação e geração de renda às apenadas. “Estas ações são importantes pois geram frutos tanto para os apenados quanto para suas famílias, que acompanham a sua reinserção social”. As assistentes sociais Ana Dreher e Gabriela Monteiro também fazem parte da equipe de educação prisional.

A oficina será ministrada pelo professor Idemar Mendonça, totalizando 170 horas nas quatro unidades prisionais, e contará com certificado de conclusão de curso.

MAIS NOTÍCIAS