Notícias


Governo Federal anuncia nova fase do Programa Qualifica Mais

Iniciativa oferta cursos de qualificação profissional a jovens beneficiários do Auxílio Brasil
21/08/2021 Portal Brasil / Com informações do Ministério da Cidadania - Foto: Júlio Dutra/Min. Cidadania

Uma nova fase do “Qualifica Mais Progredir” foi lançada pelos ministérios da Cidadania e da Educação nessa quarta-feira, dia 18 de agosto. A iniciativa vai aumentar a inclusão produtiva no mercado de trabalho de beneficiários do Auxílio Brasil, novo programa social do Governo Federal. Serão ofertados cursos de qualificação gratuitos para formar microempreendedores individuais.

O ministro da Cidadania, João Roma, destacou o papel complementar dos dois programas. “O Qualifica Mais Progredir prioriza a transformação social, assim como o Auxílio Brasil. Dessa forma, o Governo Federal conecta duas etapas do processo: oferece educação financeira para estudantes da rede pública de ensino e abre oportunidades de qualificação profissional para a entrada no mercado de trabalho”, afirmou.

Os cursos serão ofertados a jovens acima de 18 anos que tenham concluído o ensino fundamental e que residam em uma das cem cidades prioritárias indicadas pelo Ministério da Cidadania. Essas localidades foram escolhidas a partir do alinhamento entre o perfil do beneficiário do Auxílio Brasil e o perfil produzido pelo Datasebrae do profissional MEI no país.

Serão 23,5 mil vagas ainda em 2021, por meio da Bolsa-Formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec, do Ministério da Educação. As aulas começam em 2022, na modalidade presencial, com carga de 160 horas. A meta é alcançar mais de 65 mil pessoas, com um investimento do Governo Federal superior a R$ 37 milhões.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, defendeu o programa de qualificação profissional como um dos caminhos para impulsionar a economia. “O MEC não tem medido esforços para potencializar as oportunidades para muitos jovens e toda a população por meio da consolidação e ampliação da oferta de cursos que possam qualificar e trazer geração de empregos”.

Nesta primeira etapa que acontece até setembro, o MEC abriu o prazo para a adesão das instituições que compõe a Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica (RFEPCT) com cobertura nas cidades prioritárias que aderirem à linha de fomento.

É necessário que as prefeituras e equipamentos do Sistema Único de Assistência Social (Suas) das cidades prioritárias auxiliem na mobilização dos alunos. Durante a qualificação profissional, os estudantes terão orientações para a sua formalização como microempreendedores e poderão iniciar o próprio negócio ou fortalecer um negócio já existente. O Qualifica Mais Progredir atende aos objetivos do Plano Progredir, que busca a inclusão no mercado de trabalho e ampliação de renda do público assistido pela rede de proteção social.

Emprega Mais

Na fase piloto do programa “Qualifica Mais, Emprega Mais” foram ofertadas, de forma gratuita, 6.069 vagas em cursos de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), com cerca de 200 horas de duração, na modalidade Educação a Distância (EAD). As cidades que tiveram oferta de cursos foram: Salvador, Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Florianópolis, Joinville, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Campinas.

O programa teve como público-alvo jovens trabalhadores de até 29 anos, com conteúdos voltados ao desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho e para auxiliar o estudante na entrada e permanência no mercado de trabalho formal.

Progredir

É um plano de ações do Governo Federal para gerar emprego, renda e promover a construção da autonomia das pessoas inscritas no Cadastro Único. O Progredir possui um aplicativo para as pessoas inscritas no CadÚnico, que conta com cursos de qualificação profissional, vagas de emprego, área para elaboração de currículo e a possibilidade de acessar microcrédito para empreender. Todos ofertados por parceiros (empresas ou entes públicos) de forma gratuita.



MAIS NOTÍCIAS