Notícias


Biblioteca de Canguçu recebe doação do livro "Estância da Poesia Crioula: Antologia 2019", do colaborador Alan Otto Redü

A obra é composto por prosas e poemas de 24 escritores
20/11/2019 Texto e foto: Prefeitura de Canguçu

A Biblioteca Municipal de Canguçu recebeu na terça-feira, dia 19 de novembro de 2019, a doação do livro “Estância da Poesia Crioula: Antologia 2019”, de Alan Otto Redü, que possui entre seu conteúdo poemas do autor e ficará disponível para uso da comunidade.

O livro é uma iniciativa da entidade cultural sul rio-grandense “Estância da Poesia Crioula”, que tem por objetivo reunir poetas e prosadores da temática gaúcha, em conjunto com toda manifestação artística que contribua com a valorização do mesmo.

A obra “Estância da Poesia Crioula: Antologia 2019” doado por Alan é composto por prosas e poemas de 24 escritores, incluindo duas composições do canguçuense.

Alan Redü um dos contribuintes da obra literária, é natural de Canguçu, servidor público, cursa Ciências Contábeis, dedica parte de seu tempo a pesquisas no campo da Vitivinicultura e escreve a coluna “Bem Querer dos Adondes” no Jornal Tradição Regional.

Alan recebeu estímulo ao hábito de leitura de sua mãe, Loiva Milke, sócia fundadora da Biblioteca Pública de Canguçu e hoje é um membro ativo na Estância da Poesia Crioula.

“Desde pequeno, incentivado pela minha mãe sempre gostei de ler muito, entre prosas e poesias, naturalmente desde pequeno comecei a escrever versos e estimulado por minhas professoras ao longo da minha vida estudantil e depois quando tive acesso as poesias românticas comecei a gostar, e quando conheci a poesia do Rio Grande do Sul, prontamente já gostei. Depois fui pesquisando mais, procurando os outros autores e poetas, fui vendo que também é uma forma de manifestação do ser humano, colocando para fora ideias que ele tem dentro de ti, de certo modo interagem e vivem com a gente no nosso dia a dia”.

Ao participar de festivais com o passar dos anos, Alan conquistou diversas premiações, bem como: Primeiro Lugar na 15º Castilha da Canção Farrapa de Itaqui/ RS, Festival Temático sobre a História da Guerra dos Farrapos, 1º Festival de Música Popular “Um Canto a Piratini” na Primeira Capital Farroupilha, Melhor Letra no 4º Levante da Canção Nativa na Cidade de Capão do Leão/ RS, 9º Seiva da Terra, na Cidade de Rio Grande/ RS, 32º Reponte da Canção de São Lourenço do Sul. Participante do tradicional Festival Temático da Barranca de São Borja/ RS. Festival realizado na Páscoa, nas margens do Rio Uruguai, promovido pelo Grupo Arte “Os Angüeras”. Possui registros nas obras dos Artistas: Trio Instrumental Camará, Oscar Massita, Marco Cottinari entre outros.

O livro pode ser adquirido pelo contato: estanciadapoesiacrioula@gmail.com

MAIS NOTÍCIAS