Notícias


Comissão de Direitos Humanos e Minorias discute recomendações da ONU sobre direitos dos povos indígenas

Reunião será nesta sexta-feira, dia 20 de agosto, às 10h
18/08/2021 Agência Câmara de Notícias – Foto: Leonardo Prado/Procuradoria-Geral da República

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta sexta-feira, dia 20 de agosto de 2021, para debater as recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os direitos dos povos indígenas.

Essas recomendações estão entre os temas da Revisão Periódica Universal (RPU), que verifica o cumprimento de metas sobre direitos humanos em várias áreas.

A Câmara dos Deputados e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos criaram um Observatório Parlamentar para monitorar as ações.

A audiência será no plenário 13, às 10 horas, e poderá ser acompanhada de forma virtual pelo e-Democracia. Confirmaram presença no debate:

> o representante regional do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Jan Jarab;

> o coordenador do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Edinho Macuxi;

> o secretário executivo do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Antônio Eduardo Cerqueira de Oliveira;

> a representante do Instituto Socioambiental (ISA), Juliana de Paula Batista; e

> o ex-secretário de Justiça do estado de São Paulo, membro da Associação Internacional de Juristas e membro fundador da Comissão Arns, Belisario Santos Jr.

Entre as recomendações da ONU estão a de "aumentar a conscientização pública sobre questões de igualdade étnica e racial e combater a violência contra os povos indígenas"; e "estabelecer um mecanismo que possibilite decisões judiciais rápidas e corretas em conformidade estrita com a lei constitucional e internacional sobre os direitos territoriais dos povos indígenas". Veja as demais recomendações.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS