Notícias


Atleta do projeto Vem Ser Rugby da UFPel participa de treinamento no Camp da Seleção Brasileira Juvenil de Rugby

Os treinamentos ocorreram em julho, durante 15 dias, no Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo
16/08/2021 Comunicação Social | Universidade Federal de Pelotas – Foto: Divulgação

Através do projeto de extensão “Vem Ser Rugby na Escola”, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), uma atleta da equipe foi selecionada para participar de treinamentos no Camp da Seleção Brasileira Juvenil de Rugby em São Paulo.

A jogadora Lavínia Jardim faz parte de um grupo monitorado pela Academia Virtual do Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) e a partir deste contato, foi escolhida para preencher a única vaga da categoria juvenil disponibilizada para o Rio Grande do Sul. Lavínia esteve acompanhada da treinadora Camila Borges Muller, que também participou de algumas atividades.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

Os treinamentos ocorreram em julho, durante 15 dias, no Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo (NAR-SP), em que a atleta passou por testes, capacitações técnicas e preparações físicas, seguindo um cronograma de atividades propostas pelo Centro.

Durante a experiência, a esportista teve contato com jogadoras de outras regiões do Brasil e assim como as demais participantes, recebeu uma avaliação individual sobre seu rendimento.

Lavínia comentou que manter o treinamento durante a pandemia não foi uma tarefa fácil, mas que as práticas neste período, ajudaram a não desistir e alcançar novas conquistas agora. “Sou muito grata e sinto orgulho pelo projeto. Agora, meu desejo é que cada vez mais meninas venham e entrem para o Vem Ser no Rugby”, disse.

Assim como Lavínia, outras integrantes da equipe, ampliaram seu contato com o esporte através do projeto e agora possuem um meio para experienciar uma possível carreira no esporte. Ao todo, onze jogadoras recebem o Bolsa Atleta, um programa do governo que, desde 2005, busca garantir condições mínimas para que atletas de alta performance possam dedicar tempo ao treinamento e competições.

Sobre o Vem Ser Rugby na Escola

Iniciado em 2017, o projeto vinculado à Escola Superior de Educação Física (ESEF), sob coordenação do professor Eraldo Pinheiro, incentiva a prática do rugby feminino no ambiente escolar e agrega a equipe estudantes com características para este esporte, que possuam interesse em dedicar-se à prática.

A partir do avanço no desempenho das jogadoras e o fomento da participação do grupo em campeonatos nacionais e internacionais, a equipe está ganhando espaço no cenário de rugby com o financiamento de bolsas para as jogadoras, monitoramento de desempenho por especialistas da área e parcerias para ingresso das jogadoras em clubes profissionais.

A treinadora do grupo, Camila Borges Muller, integra o grupo de profissionais que acompanham e cuidam do desenvolvimento das jogadoras no projeto, contribuindo no reconhecimento e destaque das meninas. “Durante o processo de desenvolvimento da equipe eu aprendi a treinar, ter uma postura de instrutora e criei meu estilo próprio de ensino”, explica.

Atualmente, as atletas da equipe contam com o apoio e monitoramento de profissionais da área de educação física, nutrição, fisioterapia e psicologia, colaborando com a saúde física e mental das participantes.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS