Notícias


Docente da Uergs em Porto Alegre lança livro digital sobre sistemas de controle e automação interligados à internet

A obra é destinada às pessoas que desejam implementar sistemas de controle e automação ou protótipos funcionais de pesquisa
12/08/2021 Ascom Uergs - Foto: Divulgação

João Peixoto, docente da Uergs em Porto Alegre, lançou recentemente o livro “ESP8266 NodeMCU: Do pisca LED à internet das coisas”. A obra aborda desde as características e componentes do ESP8266 NodeMCU, que é utilizado nos sinalizadores luminosos piscantes de LED, até os aspectos de programação e interação com outros sistemas interligados à internet.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

O livro apresenta os conteúdos iniciando pela abordagem de tópicos básicos como a montagem de sinalizadores luminosos piscantes de LED, até os mais complexos como a descoberta e o uso de dispositivos periféricos e de entradas e saídas que podem ser agregados ao módulo e a interação desse sistema a outros que estejam interligados à internet.

De acordo com Peixoto, o livro é escrito em linguagem simples e não exige grandes conhecimentos prévios técnicos de eletrônica ou programação. “Esta obra se destina a alunos de Ensino Médio, que praticam a cultura makers, instigados pela curiosidade de implementar sistemas de controle e automação, que são atividades  interdisciplinares muito comuns nas escolas de Ensino Médio. Mas, também se aplica para alunos de Engenharia, na implementação de seus protótipos funcionais de pesquisa científica”, explica o professor.

Para o autor, o livro trata de um assunto vigente, pois a “internet das coisas” é uma temática que foi impulsionada pela lógica da atual “indústria 4.0”, que parte da premissa que os componentes de um sistema devem estar conectados e interagindo entre si.

De acordo com João, a escolha do componente ESP8266 NodeMCU se deu devido ao baixo custo do material, de modo a possibilitar que os leitores consigam realizar os exercícios práticos presentes no livro. “Esta obra traz uma proposta de uso de um componente de baixo custo, fácil acesso para aquisição e muito versátil para implementar sistemas de controle e automação, com uma poderosa ferramenta de conexão em rede de internet, permitindo ser o canal de comunicação por internet das coisas”, afirma o docente.

“As primeiras buscas por referenciais começaram em dezembro de 2020. Mas, à medida que a obra foi evoluindo, novos referenciais se apresentaram, sendo sua finalização em junho de 2021. Desta forma, foram 7 meses de trabalho”, conta João.

Segundo o professor, escrever essa obra foi um grande desafio, pois a área tecnológica sofre, com frequência, alterações e atualizações. “Escrever uma obra sobre tecnologia é algo muito dinâmico, pois trata-se de algo que muda quase todo dia. As técnicas se derivam, novas aplicações surgem a cada momento. Por isso, o processo de pesquisa teve que ser minucioso, a fim de trazer referências que possam servir como base para novas aplicações, com novas tecnologias. Isto garante a longevidade da obra e se torna mais útil ao leitor. A expectativa agora é que esta obra chegue ao maior número de pessoas”, relata João.

MAIS NOTÍCIAS