Notícias


Uergs lança cartilha nas línguas M’byá Guarani e portuguesa sobre gestão de resíduos

Os desenhos presentes na cartilha foram feitos por quatro jovens M'byá Guarani
12/08/2021 UERGS – Foto: Divulgação

As ações de um projeto de Extensão da Uergs em Tapes que envolve a comunidade indígena M’byá Guarani resultaram na elaboração de uma cartilha com orientações sobre gestão de resíduos.

A publicação “Nhemonguetá yty réguare tekoa’py: Conversando sobre o yty régua (lixo) nas aldeias” foi elaborada num diálogo intercultural, com textos nas línguas M’byá Guarani e portuguesa, e ilustrada por jovens indígenas.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

A publicação pretende incentivar o diálogo entre os próprios guaranis sobre as problemáticas causadas pelo acúmulo de resíduos sólidos nas aldeias contemporâneas, tais como proliferação de ratos e insetos vetores de doenças, impactos sobre a fauna silvestre terrestre e aquática e danos aos solos e recursos hídricos. A intenção também é sensibilizar as comunidades com relação à importância do descarte de resíduos em locais adequados.

“O processo histórico de esbulho de suas terras originárias provocou consequências e transformações socioculturais, cujas problemáticas também estão relacionadas à questão de lidar com os resíduos sólidos, ou yty reguá (lixo), oriundos de materiais industrializados”, explica Rafaela Printes, professora da Uergs e responsável pela organização da cartilha.

A proposta de elaboração da cartilha surgiu a partir do projeto “Ma’ety, mbaraete nhemboguata tekoá Mbya kuery – Agricultura biodinâmica como pedagogia do fazer com sentido nas comunidades M'byá Guarani”, coordenado e executado pela equipe técnica da Associação Comunitária Recanto da Folha, instituição com a qual a Uergs é conveniada.

O projeto de Extensão tem o objetivo de fortalecer a agricultura indígena em diálogo com a agricultura biodinâmica, por meio da elaboração e uso de preparados biodinâmicos nas roças tradicionais M'byá Guarani. Essa prática tem como objetivos a revitalização dos solos, o melhoramento da germinação de sementes originárias e o desenvolvimento de plantas cultivadas secularmente pelos guaranis.

Para o desenvolvimento da cartilha, foram realizadas reuniões com os monitores indígenas que fizeram as traduções e oficinas de desenho com quatro jovens M'byá Guarani, responsáveis pelas ilustrações complementares ao texto.

“Os indígenas desenhistas visualizaram imagens reais dos impactos ambientais causados pelos resíduos na fauna (aves, mamíferos, répteis, peixes, etc.) e no ambiente como um todo, e com base no texto criaram as ilustrações”, explica Rafaela.

Além da elaboração da cartilha, a equipe do projeto também propôs atividades como a instalação de uma central de triagem de resíduos nas aldeias para estimular o debate e planejamento, mutirões de coleta de resíduos e conversas sobre separação dos materiais para reciclagem.

De acordo com Rafaela, ter participado da publicação foi um processo de aprendizagem muito gratificante e reafirma o potencial da Uergs. “A Universidade, por meio de ações de Extensão, pode contribuir para auxiliar e incentivar a prática da gestão de resíduos nas aldeias”.

A produção também contou com o envolvimento do estudante Mateus Straceione, pós-graduando da Especialização em Educação Socioambiental da Uergs em Tapes. O discente foi o responsável pela diagramação do material.

MAIS NOTÍCIAS