Notícias


Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade da Uergs lança Glossário de Verbetes sobre Ambiente e Sustentabilidade

O e-book é a primeira produção coletiva que foi elaborada e assinada pela equipe docente do PPGAS
12/08/2021 UERGS – Foto: Divulgação

O Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade da Uergs (PPGAS) lançou, recentemente, o e-book “Glossário de Verbetes em Ambiente e Sustentabilidade”. O livro é a primeira produção coletiva que foi elaborada e assinada pela equipe docente do Programa. A obra contou com o apoio de 28 docentes que assinaram os verbetes em parceria com os egressos do PPGAS, mestrandos e pesquisadores de universidades nacionais e internacionais.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

A ideia de publicação do Glossário surgiu a partir da curiosidade dos próprios mestrandos do PPGAS sobre termos e conceitos que fazem parte das linhas de pesquisa do Programa, como conservação e manejo da biodiversidade; sociedade, ambiente e desenvolvimento; tecnologias sustentáveis para o desenvolvimento.

“O e-book é resultado dessa provocação combinada com a vontade coletiva dos docentes. E o processo durou um ano e meio, desde a concepção do Glossário até a publicação”, conta Patrícia Binkowski, docente da Uergs em Hortênsias e uma das organizadoras do livro.

O e-book tem o objetivo de apresentar e disponibilizar à sociedade uma série de conceitos e temas teóricos e práticos sobre sustentabilidade e meio ambiente. “O livro traz uma visão sistêmica, que conecta os conceitos entre si e nos fornece as dimensões histórica, teórica e prática da sustentabilidade” afirma Aline Hernandez, professora da Faculdade de Educação da UFRGS (Faced) e uma das organizadoras da publicação.

De acordo com Aline, a obra é resultado de um processo de amadurecimento epistemológico e interdisciplinar entre os docentes advindos de diversas áreas disciplinares. “Atualmente, sabemos que não se pode pesquisar e teorizar em temas de ambiente e sustentabilidade sem abertura interdisciplinar, pois as dinâmicas sociais e os problemas ambientais vividos no Brasil e no mundo são complexos e exigem o trabalho coletivo e o esforço heurístico de diferentes campos do conhecimento”, explica Aline.

O e-book também inaugura a série “Ambiente e Sustentabilidade”. O intuito do projeto é tornar públicas e acessíveis as produções do PPGAS. “A série passa a publicar produções e produtos oriundos do PPGAS que tenham caráter interdisciplinar, elaborados em parceria entre discentes, docentes e pesquisadores colaboradores”, relata Patrícia.

Além de Aline Hernandez e Patrícia Binkowski, a organização da obra ficou a cargo de Fabiano Simões, docente da Uergs em Vacaria, Juçara Bordin, professora da Unidade Universitária em Osório, e Marcia Berreta, docente da Uergs em Hortênsias.

A publicação também contou com o apoio de docentes e pesquisadores de diferentes universidades nacionais e internacionais, entre elas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Pontíficia Universidade Católica do Paraná (PUC- PR), Le Mans Université e Universidade da República (Udelar).

Rualdo Menegat, professor do Instituto de Geociências da UFRGS, foi convidado para escrever o prefácio da obra. “Trata-se de um livro muito ágil, conectado, que, eficientemente coloca o leitor a par dos principais conceitos que nos fazem pensar e praticar a sustentabilidade”, afirma o docente.

“Rualdo ter sido o coordenador-geral da versão digital do Atlas Ambiental de Porto Alegre inspirou o convite, pois o Glossário também nasce com essa característica de ser um livro dinâmico, digital e acessível”, conta Aline.

Após o evento de lançamento do livro, ocorrido no dia 16 de julho, que contou com a participação dos autores, coautores, comissão editorial, egressos e mestrandos do PPGAS e do público em geral, outras atividades já estão sendo planejadas. Entre as próximas estratégias adotadas pelo Programa, está a divulgação do e-book nas redes de educação, incluindo Instituições de Ensino Superior e grupos de pesquisa.

MAIS NOTÍCIAS