Notícias


Moinhos Science Class promove debate online e gratuito sobre diagnóstico e tratamento da Atrofia Muscular Espinhal, dia 14 de agosto, às 10h

Hospital Moinhos de Vento é o pioneiro no Rio Grande do Sul no tratamento da doença com terapia gênica
12/08/2021 Critério Resultado em Opinião Pública – Foto: Divulgação

O Hospital Moinhos de Vento promove no próximo sábado, 14, a partir das 10h, mais uma edição do Moinhos Science Class. O tema do evento online e gratuito será Diagnóstico e Tratamento da Atrofia Muscular Espinhal.

A doença genética rara e degenerativa é decorrente da insuficiência da proteína SMN, responsável por manter os neurônios motores saudáveis e que possibilita os movimentos. Isso acontece porque as células do paciente com AME não conseguem produzi-la ou produzem pouco.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

Com mediação do chefe do Serviço de Pediatria, João Ronaldo Krauzer, a programação terá como palestrantes a médica geneticista Elizabeth Silveira Lucas, a médica do Serviço de Pneumologia, Simone Chaves Fagondes, e como convidada a médica neuropediatra Adriana Banzzatto Ortega, do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba. Em discussão, temas como o diagnóstico genético da AME, tratamentos farmacológicos e multidisciplinares. As inscrições devem ser feitas através deste link.

 Pioneirismo

O Hospital Moinhos de Vento foi o primeiro e até o momento o único no Rio Grande do Sul a disponibilizar a terapia gênica para tratamento da AME. A medicação utiliza um vetor viral inofensivo para humanos que, ao ser injetado no organismo, leva o gene responsável pela produção da proteína SMN para dentro das células.

O procedimento deve ser realizado antes dos dois anos de idade e a expectativa é que, com uma única aplicação, seja possível “corrigir” o DNA e fazer com que o paciente passe a produzir corretamente a proteína para que os neurônios motores funcionem normalmente.

MAIS NOTÍCIAS