Notícias


OSPA homenageia Saint-Saëns e Stravinsky com os convidados Silvio Viegas e Ervino Rieger neste sábado, dia 14 de agosto

Regente e solista vêm a Porto Alegre para concerto que marca as duas efemérides, com transmissão ao vivo pelo YouTube
11/08/2021 Texto e foto: Assessoria de Comunicação da OSPA

O ano de 2021 é marcado pelas efemérides de dois gênios da música: há 100 anos o mundo se despedia do francês Camille Saint-Saëns e, há 50, do russo Igor Stravinsky.

Por isso, os dois compositores têm lugar de destaque na temporada da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Uma das homenagens será no concerto de 14 de agosto, com o regente mineiro Silvio Viegas e o jovem pianista gaúcho Ervino Rieger, como solista.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

A OSPA se apresenta todos os sábados, às 17h, na Casa da OSPA, com transmissão ao vivo pelo YouTube. No dia 14/8, a Sala Sinfônica vai operar com público de até 300 pessoas (a capacidade total é de 1,1 mil). O ingresso pode ser trocado por 1kg de alimento não perecível.

O espetáculo inicia com “Concerto para piano nº 5, op. 103”, de Camille Saint-Saëns (1835 – 1921). O compositor francês compôs a peça com influências de diferentes locais para onde viajou, especialmente ao Egito, o que explica o apelido do concerto: “O Egípcio”.

O solo fica a cargo de Ervino Rieger, que fará a sua primeira apresentação com a OSPA. Com 21 anos, é um talento que tem se destacado nos últimos anos com prêmios em concursos nacionais e internacionais.

“Os três movimentos têm um lado encantador para o ouvinte e divertido para os músicos, com muita interação entre piano, sopros e orquestra”, comenta o pianista, que já executou a peça junto à Filarmônica de Montevidéu.

A segunda parte do concerto é dedicada à “Sinfonia em Três Movimentos”, de Igor Stravinsky (1882 – 1971). Um dos nomes mais influentes da música no século XX, o compositor russo trabalhou na sinfonia entre 1942 e 1945. A peça, em especial a última parte, é vista como uma resposta pessoal à Segunda Guerra Mundial.

Regente titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e professor de regência na UFRJ, Viegas ressalta que a obra remete a um período Neoclássico do compositor, quando voltou seu olhar para a tradição ocidental: “Temos um Stravinsky extremamente original, vigoroso e arrojado, onde as dissonâncias não possuem amarras e seu trabalho rítmico e tímbrico ganha uma nova dimensão. Mas Stravinsky continua sendo Stravinsky, vivo, brilhante e vibrante, características tradicionais desse grande artista.”

No dia 28 de agosto, a OSPA volta a recordar o compositor no concerto “Stravinsky 50”, com o icônico balé “Pulcinella”, sob regência da maestrina convidada Priscila Bomfim.

Sobre Silvio Viegas (regente – Brasil)

Silvio Viegas é atualmente regente titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e professor de regência na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Até o final de 2016, foi regente titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e professor de regência na Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Desde o início de sua carreira, tem se destacado por sua atuação no meio operístico. Nomeado como o melhor regente de ópera em 2017, como convidado, esteve à frente de importantes orquestras de Itália, Bulgária, Hungria, Portugal, Argentina, Uruguai e Brasil.

Natural de Belo Horizonte (MG), Silvio Viegas estudou regência na Itália e é mestre em regência pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.

Sobre Ervino Rieger (piano – Brasil)

Ervino Rieger realizou seu primeiro recital de piano solo em 2014 no Auditório Teresa Verzeri em Santo Ângelo (RS). Recebeu o 1º prêmio no concurso internacional Festival del Golfo, Itália; nos concursos de jovens solistas da Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu e da Orquestra GRU-Sinfônica; e nos concursos online WPTA de Portugal e SINOS/FIMUCA, entre outras premiações. Sua estreia com orquestra ocorreu com a Filarmônica de Montevidéu e já trabalhou ao lado de regentes como Ligia Amadio, Martín Garcia e Diego Pacheco. Em 2019, foi um dos bolsistas selecionados para trabalhar uma semana com Maria João Pires no Centro Cultural Baía dos Vermelhos. Natural de Cruz Alta (RS), Ervino graduou-se em piano com Ney Fialkow pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atualmente faz aulas com Eduardo Monteiro.

Visita segura

Em acordo com as orientações do Governo do Estado do RS referentes à pandemia da Covid-19, o concerto seguirá os seguintes protocolos de segurança: ocupação reduzida da Casa da OSPA (menos de 30%), disponibilização de álcool gel aos visitantes, uso obrigatório da máscara, medição de temperatura na entrada, distanciamento social nos espaços de passagem e na ocupação das poltronas da Sala de Concerto. Também é possível acompanhar os concertos da OSPA gratuitamente e ao vivo pelo canal da orquestra no YouTube e pela plataforma #CulturaEmCasa.

MAIS NOTÍCIAS