Notícias


Definida a programação da Abertura da Colheira do Pêssego, em Pelotas

Evento rural será no dia 1º de dezembro, domingo, no Rincão da Caneleira, 8º distrito, Rincão da Cruz
18/11/2019 Assessoria de Comunicação de Pelotas / Tânia Magalhães – Foto: PublicDomainPictures from Pixabay / Divulgação

A Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), intensifica os preparativos para a Abertura da Colheita do Pêssego, que será realizada no dia 1º de dezembro, domingo, no Rincão da Caneleira, 8º distrito, Rincão da Cruz.

A programação já está definida, com início das atividades a partir das 9h e encerramento previsto para as 21h30min. Diversas atrações serão oferecidas.

Reunião na SDR, que contou com a presença do secretário Jair Seidel e representantes da Emater, Embrapa, Associação dos Produtores de Pêssegos da Região de Pelotas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas (Sindocopel), Cooperativa dos Apicultores e Fruticultores da Região Sul (Cafsul) – bem como dos produtores rurais –, possibilitou a definição da agenda.

Confira o que terá na festa

9h – abertura do evento ao público para comercialização

10h – mateada

11h – Abertura da Colheita, na propriedade do produtor Dari Bosembecker

12h – Almoço-dançante no salão principal

13h30min – apresentação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nestor Elizeu Crochemore

14h – abertura oficial

14h30min – concurso “Melhor Fruto” e lançamento de cultivares e do livro “500 perguntas e 500 respostas – pêssego, ameixa e nectarina”

15h – Banda Sul Brass

16h30min – Mulita Show

17h30min – Banda Sul Brass

21h30min – encerramento

A SDR informa que a entrada da festa, patrocinada pelo Sindocopel e Sicredi, é gratuita. O público deve pagar apenas o estacionamento, cujo valor é R$ 10,00 por veículo.

Participações

Além das atrações da programação, haverá amplo comércio e exposição. Entre os produtos, o pêssego in natura e derivados, como geleia, suco, cucas, tortas, compotas, doces e outros estarão à disposição do público, além de gastronomia colonial e lanches variados.

“Festejar a abertura da colheita do pêssego é valorizar mais a importante cadeia produtiva do Município, principalmente porque ela é desenvolvida no contexto da agricultura familiar, e gera mais de 5 mil empregos na área de produção e mais de 20 mil na indústria local durante a safra”, observa Seidel.

Produção e Quinzena

As variações climáticas do inverno deste ano não favoreceram a produtividade, de acordo com avaliações técnicas. No entanto, a expectativa gira em torno de uma safra de 30 a 35 mil toneladas, entre pêssegos de mesa e de indústria.

A corte do pêssego – rainha Helen Strelow Knabach e princesa Jaddy Lima da Silva – intensifica a agenda de visitas e presença em eventos para divulgar a realização da festividade na colônia e da Feira Municipal do Pêssego, que será realizada de 23 de novembro a 7 de dezembro, com venda direta da fruta in natura e derivados em diversos pontos da cidade.

A loja no Shopping Pelotas, que comercializa o morango, já incluiu pêssego, cucas e compotas nas suas vitrines, balcão e prateleiras, satisfazendo antecipadamente a vontade do público consumidor. No decorrer desta semana, deverão ser definidos os locais da Feira. A exemplo do efetuado na do morango, bancas fixas e sistema itinerante, nos principais bairros, facilitarão a oferta à população.

MAIS NOTÍCIAS