Notícias


Presidente da FCDL-RS confia em reação positiva do comércio neste semestre

Outras datas comemorativas representam a possibilidade de ganhos maiores aos lojistas
10/08/2021 Por Martha Becker Connections – Foto: Divulgação

Convidado da 24ª edição do LIDE Live na quinta-feira, dia 5 de agosto de 2021, o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), Vitor Koch, disse estar confiante em uma reação positiva do varejo neste segundo semestre.

As tradicionais datas comemorativas e o poder de compra do consumidor, facilitado pelo auxílio emergencial e a antecipação do 13º salário, são os principais motivos para esta percepção.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

Somente em relação ao Dia dos Pais, a expectativa é de um aumento de 4% em comparação com a mesma data em 2019 e de 30% em relação a igual período de 2020.

Durante a transmissão on-line, promovida pelo LIDE Rio Grande do Sul, Koch observa que o mercado já se prepara para uma retomada significativa.

"Datas como o Dia dos Pais são sempre rentáveis aos negócios. O consumo se torna ainda maior este ano, pois coincide com períodos de frio bastante intenso, gerando uma demanda maior por produtos de valor agregado", avalia.

O presidente do FCDL-RS falou sobre as mudanças de hábitos do mercado, crescimento das compras pela Internet e a falta de capacidade de investimento para os pequenos comerciantes se manterem competitivos, durante os meses de pandemia da Covid-19.

"Milhares de empresas fecharam com o cerceamento de atividades no comércio, mas houve uma readequação. Tomamos atitudes céleres para continuar trabalhando e com isto foram surgindo soluções".

Koch traz como exemplo os cursos para qualificação dirigidos a cada do setor do varejo com o objetivo de dar aos pequenos comerciantes a oportunidade de reiniciar seus negócios, com gestão mais eficiente e conhecimento do mercado.

A FCDL-RS, ao longo do período de restrições imposto ao comércio, vem se posicionando e atuando na interlocução com o poder público, judiciários, secretarias e prefeitura. Ao lado de outras entidades como o LIDE RS vem exercendo seu papel de lutar pela retomada econômica. O presidente do LIDE RS, Eduardo Fernandez, fez questão de ressaltar esta união de interesses em torno da volta imediata das atividades tornadas possíveis com a vacinação.

Para alavancar mais negócios, Koch referiu a missão que deverá ir a Israel, em janeiro, para conhecer tecnologias ligadas ao comércio e também para buscar possíveis parcerias. Na sua avaliação, as missões internacionais podem trazer resultados positivos imediatos, além de poderem ser adaptadas como modelos muito bem-sucedidos de negócios.

MAIS NOTÍCIAS