Notícias


Agosto Dourado tem programação no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas

Palestras ocorrem no dia 19, às 10h30min e 16h, promovidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisa de Pelotas em Neonatologia
09/08/2021 Comunicação Social | Universidade Federal de Pelotas – Foto: Divulgação

Considerado o alimento de ouro pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o leite materno tem um mês inteiro dedicado à conscientização sobre a sua importância.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno é promovida mundialmente e, no Brasil ao longo de todo mês de agosto, comemora-se o Agosto Dourado, com o objetivo de esclarecer e reforçar a importância do aleitamento materno durante os primeiros anos de vida dos bebês.

No Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) tradicionalmente ocorrem ações para destacar a data e neste ano a programação contempla diversos públicos e formatos.

No Corredor Arte ocorre a mostra de imagens feitas pelo fotógrafo Kevin Juarez e pela enfermeira Lauren Sallaberry, registradas especialmente para esta ocasião, com fotografias de mães e seus bebês nascidos no HE nos momentos de amamentação.

A ideia da exposição é retratar o trabalho dos profissionais de saúde junto às puérperas e seus recém-nascidos na introdução ao aleitamento materno. A exposição não é aberta ao público, mas as imagens estão disponíveis no Facebook da instituição. Para o fotógrafo Kevin Juarez, essa foi uma experiência única. “Registrar os primeiros momentos de um bebê com sua mãe e o trabalho desses profissionais da saúde foi incrível”, destacou ele.

Três palestras online serão transmitidas pela plataforma Teams e Webconf, voltadas aos profissionais da saúde, residentes e acadêmicos da instituição. A primeira ocorreu no dia 5, com o tema “Visão de um Hospital Amigo da Criança/Banco de Leite Humano: Amamentação, responsabilidade de todos”, com a nutricionista Grace Santos, que é coordenadora do Banco de Leite Humano do HU FURG e coordenadora do Grupo de Trabalho da Iniciativa Hospital Amigo da Criança do HU FURG. A palestra teve mediação da enfermeira Caroline Vargas Ribeiro e da nutricionista Maria Verónica Márquez Costa.

As demais palestras ocorrem no dia 19, respectivamente, às 10h30min e 16h, promovidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisa de Pelotas em Neonatologia (GEPPNEO). A primeira será sobre a “Consultoria de Amamentação no HE UFPel EBSERH”, com a enfermeira Caroline Vargas Ribeiro, que é coordenadora do Grupo de Trabalho da Iniciativa Hospital Amigo da Criança do HE UFPel. E a segunda com o tema “Desafios do início da amamentação”, com a professora Elsa Regina Justo Giugliani, do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFRGS.

Ao longo do mês também irão ocorrer atividades com as pacientes internadas no hospital, como o Bingo do Mamá, realizado pelos acadêmicos e docentes da Faculdade de Enfermagem e o Relaxamento de Autocuidado e Amamentação, promovido pelos residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde da Criança.

Para os colaboradores, irão ocorrer Rodas de Conversa nos postos de trabalho da Unidade Materno Infantil, Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCO) e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCA), sobre temas da amamentação, com a enfermeira Caroline Vargas Ribeiro. Ao longo do mês de agosto haverá o lançamento do curso de capacitação “Iniciativa Hospital Amigo da Criança”, para as equipes da área assistencial.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS