Notícias


João Motarelli traz práticas de mindfulness e autocompaixão para o público no segundo dia do Seminário Saúde para a Felicidade

Evento gratuito do Sistema Fecomércio ainda terá uma palestra com a psicóloga Carla Furtado nesta quinta, dia 5 de agosto
05/08/2021 Moglia Comunicação Empresarial – Foto: Divulgação

Neste momento de pandemia, em que estamos enfrentando tantos desafios, pode ser difícil para muitas pessoas desacelerar e prestar atenção nos próprios sentimentos e necessidades. Foi para proporcionar essa experiência que o nutricionista João Motarelli trouxe práticas de mindfulness e autocompaixão ao público que acompanhou o segundo bate-papo do evento Saúde para a Felicidade, realizado nesta quarta-feira, dia 4, em transmissão no Youtube do Sesc/RS (www.youtube.com/sescrs). No mesmo canal, será realizada nesta quinta-feira, dia 5 de agosto, uma palestra com a psicóloga Carla Furtado sobre bem-estar e busca pela felicidade, a partir das 16h.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

Começando o evento com uma prática focada na respiração, Motarelli convidou os participantes a compartilharem suas experiências e percepções sobre o momento. Em um dos primeiros instantes de interação com o público, que se fez presente durante todo o bate-papo, ele perguntou o que as pessoas acham que é o mindfulness.

“Relaxamento”, “tranquilidade” e “conexão consigo mesmo” foram algumas das respostas, logo complementadas pelo especialista: “Apesar de nos proporcionar essas sensações, o mindfulness é a prática de viver o presente, entrar em contato com as nossas necessidades, escutar e aceitar nossas emoções e a partir disso tomar decisões que nos proporcionem mais felicidade, paz e saúde” explicou.

O mindful eating e o vínculo com a alimentação foram outros assuntos trazidos pelo nutricionista, que falou como é importante se relacionar com a comida a partir de um lugar de compreensão e compaixão, fazendo escolhas que atendam ao que cada pessoa precisa, e não para chegar a um padrão corporal que a sociedade valoriza e entende como saudável. “Comer com atenção plena não significa comer devagar, mas reconhecer as próprias necessidades e criar formas habilidosas de atendê-las”, define.

Encerrando a sua palestra, ele conduziu mais uma prática com os participantes, estimulando o contato consigo mesmo por meio do toque, de um auto-abraço e da percepção dos batimentos cardíacos. Motarelli também ressaltou que devemos estar atentos às alterações na saúde mental que chegaram com a pandemia e destacou como a autocompaixão, a aceitação da realidade e a habilidade de perceber que não somos definidos pelos nossos próprios julgamentos podem ser aliadas para lidar com essas mudanças.

Em sua participação no evento, o diretor do Sesc e do Senac/RS, José Paulo da Rosa, falou sobre a importância de seguir com os cuidados em relação à Covid-19 e ressaltou a relevância de tratar dos temas saúde e felicidade neste momento.

“Temos que trazer essa discussão à tona, e estamos fazendo deste modo on-line porque é o mais seguro neste momento. Esse assunto tem tudo a ver com o Sesc, que em seus 75 anos de trajetória realiza um grande trabalho nas áreas da saúde, lazer, esporte, educação e assistência social, com o intuito de cumprir seu propósito, que é ‘Cuidar, emocionar e fazer as pessoas felizes’”, finalizou. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/saudeparafelicidade

MAIS NOTÍCIAS