Notícias


Testes contribuem para definir padrões de segurança para veículos de forças policiais

Ministério da Justiça promoveu ensaios técnicos para auxiliar na elaboração de uma norma que vai estabelecer os requisitos mínimos para as viaturas
03/08/2021 Portal Brasil - Foto: PRF Goiás

Definir um padrão mínimo de qualidade para os veículos utilizados pelas forças policiais para garantir a segurança dos profissionais que trabalham na linha de frente do combate ao crime. Esse foi o objetivo de um ensaio técnico realizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para orientar a aquisição de viaturas policiais.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

Os ensaios ocorreram entre os dias 20 e 22 de julho e foram realizados com veículos de marcas que já são utilizadas pelas instituições de segurança pública. No trabalho, foi adotada metodologia científica para a elaboração de uma norma técnica que vai definir os requisitos mínimos e a validação de características que deverão ser empregadas nas viaturas policiais.

“A nota técnica vai orientar as instituições de segurança pública federais e estaduais nas futuras aquisições de veículos com certificação de qualidade. É importante ressaltar que a norma tem caráter orientativo e é facultada às aquisições realizadas por Estados com recursos próprios. No entanto, ela vai otimizar a aplicação dos recursos investidos e potencializar a melhoria e a eficiência das contas públicas”, explicou o secretário nacional de segurança pública do Ministério da Justiça, Renato Paim.

“Além de aumentar a qualidade dos produtos adquiridos pelas instituições, a iniciativa visa a segurança dos profissionais que atuam na linha de frente no combate à criminalidade no país e a garantia de condições favoráveis para o serviço prestado à sociedade”, acrescentou o secretário.

Testes

Foram testadas a aceleração do veículo, avaliação dos pneus, frenagem, transposição de obstáculos, slalom (zigue-zague), circuito urbano, entre outros.

Os ensaios técnicos ocorreram no autódromo de Goiânia (GO) e as viaturas foram conduzidas por profissionais especializados em direção veicular da Força Nacional de Segurança Pública, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, além da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar.

A ação faz parte do Programa Nacional de Normalização e Certificação de Produtos de Segurança Pública (Pró-Segurança), coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Modernização de equipamentos

A ação segue um dos objetivos da lei que criou a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social e instituiu o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), no sentido de incentivar a modernização de equipamentos, a investigação e a perícia e para a padronização de tecnologia dos órgãos e das instituições de segurança pública.

MAIS NOTÍCIAS