Notícias


OSPA celebra a música da Espanha e de Beethoven, com solo do pianista Eduardo Monteiro, neste sábado, dia 7 de agosto

Concerto terá regência do maestro Evandro Matté, na Casa da OSPA, com transmissão ao vivo pelo YouTube
03/08/2021 Assessoria de Comunicação da OSPA – Foto: Divulgação

O concerto “Viva a Espanha” celebra os ritmos típicos do país ibérico no dia 7 de agosto, na Casa da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Dentro desta temática, a orquestra executa “Capricho Espanhol”, de Rimsky-Korsakov, e “El Sombrero de Tres Picos”, de De Falla.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

Um dos grandes nomes do piano no Brasil, Eduardo Monteiro é o solista convidado da tarde para interpretar o “Concerto nº 4 para piano e orquestra”, de Beethoven. A apresentação, com regência do diretor artístico da OSPA Evandro Matté, é neste sábado, dia 7 de agosto, às 17h, na Casa da OSPA, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

A Sala de Concertos vai operar com público de até 300 pessoas (a capacidade total é de 1,1 mil). O ingresso pode ser trocado por 1kg de alimento não perecível (detalhes no serviço abaixo).

Um expoente do piano no Brasil, o carioca Eduardo Monteiro acumula prêmios importantes e experiência como solista para renomadas orquestras do Brasil e do exterior. Atualmente é também vice-diretor da Escola de Comunicações e Artes da USP. Neste sábado, ele se junta à OSPA para interpretar “Concerto nº 4 para piano e orquestra em Sol maior, op. 58”, de Ludwig van Beethoven (1770-1827).

Como de costume, Beethoven escreveu o concerto para que ele próprio o executasse, como solista. A obra foi a última que o compositor pode tocar junto a uma orquestra, devido à sua progressiva surdez. Para Monteiro, é um trabalho brilhante: ”A perfeita simbiose do piano com a orquestra faz com que a obra pareça uma sinfonia. O otimismo do 1º e 3º movimento contrasta com a densidade e introspecção do 2º, de grande poesia”, comenta o convidado.

Em seguida, a OSPA traz um dos principais balés de Manuel de Falla (1876 – 1946), “El Sombrero de Tres Picos” (O Chapéu de Três Pontas). Conhecido por aliar música de concerto aos motivos típicos de seu país, o compositor criou esse balé com toques cômicos. Baseado na farsa popular do escritor Pedro de Alarcón, narra as desventuras de um corregedor (o homem do sombrero), que cobiça a bela mulher de um moleiro. A estreia foi em Londres, em julho de 1919, com cenários e figurinos de ninguém menos do que o artista plástico Pablo Picasso.

Ainda dentro da temática espanhola, a OSPA apresenta “Capricho Espanhol”, obra vibrante composta em 1887 por Nikolai Rimsky-Korsakov (1844-1908). O compositor russo criou uma suíte orquestral com cinco movimentos interligados, baseados em melodias folclóricas espanholas. Foi um sucesso desde a estreia, em 17 de dezembro, sob a regência do compositor, no quinto concerto da série Concertos Sinfônicos Russos, mantida pelo mecenas Mitrofan Belyayev.

“Estas obras representam o folclore e a dança espanhola de forma brilhante, com virtuosismo e orquestrações esplêndidas”, comenta o maestro Evandro Matté.

Sobre Evandro Matté (regente – Brasil)

É diretor artístico e maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, da Orquestra Theatro São Pedro e do Festival Internacional SESC de Música, em Pelotas. Realizou sua formação musical na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na University of Georgia (Estados Unidos) e no Conservatoire de Bordeaux (França). Desde 2006, atua como regente e, como convidado, já esteve à frente de orquestras de Uruguai, Argentina, China, Portugal, República Checa, Croácia, Alemanha, Itália, Colômbia e Estados Unidos. Em 2019, foi condecorado pelo Ministério da Cultura da França pelo desenvolvimento das artes francesas em seu domínio artístico.

Sobre Eduardo Monteiro (piano – Brasil)

Um expoente do piano no Brasil, o carioca Eduardo Monteiro conquistou o 1º lugar no Concurso Internacional de Colônia (1989) e 3º lugar em Dublin (91) e em Santander (92). Realizou sua formação musical no Rio de Janeiro (UFRJ), Itália (Lake Como Foundation), França (Sorbonne) e Estados Unidos (New England Conservatory). Já foi solista de renomadas orquestras do Brasil e do exterior, incluindo as Filarmônicas de São Petersburgo, de Moscou, de Munique, de Bremen, a Orquestra de Câmara de Viena, a Sinfônica de Novosibirsky, a Orquestra da Rádio e Televisão Espanhola. Em sua discografia, destaca-se o elogiado CD “Piano Music of Brazil” (Meridian Records). Atualmente é vice-diretor da Escola de Comunicações e Artes da USP, já foi diretor da mesma instituição e também da Orquestra Sinfônica da USP.

Visita segura

Em acordo com as orientações do Governo do Estado do RS referentes à pandemia da Covid-19, o concerto seguirá os seguintes protocolos de segurança: ocupação reduzida da Casa da OSPA (menos de 30%), disponibilização de álcool gel aos visitantes, uso obrigatório da máscara, medição de temperatura na entrada, distanciamento social nos espaços de passagem e na ocupação das poltronas da Sala de Concerto. Também é possível acompanhar os concertos da OSPA gratuitamente e ao vivo pelo canal da orquestra no YouTube e pela plataforma #CulturaEmCasa.

MAIS NOTÍCIAS