Notícias


Hospital Santo Antônio, de Tenente Portela, retoma ações de saúde com gestantes indígenas na Reserva do Guarita

As ações foram desativadas durante a fase aguda da pandemia de coronavírus
02/08/2021 Ascom SES | Edição: Secom - Foto: Divulgação/Hospital Santo Antônio

O Hospital Santo Antônio, referência no atendimento das populações indígenas de Tenente Portela e Redentora, na região noroeste do Estado, retomou, na segunda quinzena de julho, o projeto de acolhimento e pré-natal de gestantes dos povos Kaingang e Guarani.

Dois encontros foram realizados nos dias 21 e 28 de julho de 2021 entre os profissionais de saúde e grupo de gestantes na própria aldeia para orientações sobre o pré-natal e preparação ao parto. As ações foram desativadas durante a fase aguda da pandemia de coronavírus, mas agora foram retomadas.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, considerou importante a iniciativa da Associação Hospitalar Beneficente Santo Antônio de Tenente Portela em desenvolver ações de saúde, com as gestantes da área da reserva indígena do Guarita, nos territórios de Tenente Portela, Redentora e Miraguaí.

“Iniciativas como essa fazem a diferença no atendimento dos prestadores de serviços na rede de saúde do Estado”, destacou. “Fiquei encantada com o tratamento dado às gestantes na própria aldeia, desde o acolhimento do pré-natal até o parto na maternidade, realizado nos moldes da cultura indígena”, afirmou a secretaria.

A presidente do hospital, Mirna Braucks, explicou que o atendimento aos povos indígenas feito pela instituição garante o acesso de acompanhante e intérprete, pois o hospital dispõe de quatro profissionais qualificados para tradução das línguas tradicionais das etnias. A dieta oferecida na maternidade foi ajustada à cultura e aos hábitos dos povos Kaigang e Guarani. As mulheres indígenas também contam com acesso ao parto humanizado, seguindo as orientações da Política de Saúde da Mulher.

MAIS NOTÍCIAS