Notícias


Evento virtual e gratuito do Sesc/RS vai trazer dicas de como preservar a saúde, o bem-estar e o autocuidado nesta fase da pandemia

De 3 a 5 de agosto, palestras abordarão os temas Long Covid, mindfulness e felicidade
31/07/2021 Moglia Comunicação Empresarial – Foto: Divulgação

Um componente que é fundamental para a saúde e o bem-estar sofreu um grande abalo com a chegada da pandemia de Covid-19: a felicidade. Novas preocupações invadiram a vida da população e deixaram menos espaço para pensar em momentos de autocuidado e satisfação pessoal.

Para discutir o quanto eles são importantes e dar dicas práticas de como fazer essa retomada, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc promove, nos dias 3, 4 e 5 de agosto, o seminário Saúde para Felicidade, com palestras gratuitas que serão transmitidas no YouTube do Sesc/RS (www.youtube.com/sescrs) às 16h.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

Além da preocupação com a condição mental, informações sobre como enfrentar complicações na saúde física também serão abordadas na palestra sobre Long Covid, ministrada pelo infectologista André Siqueira, pesquisador do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/ Fiocruz), no dia 3 de agosto.

A condição, que está sendo estudada por pesquisadores no mundo inteiro, é observada em pacientes após o período de infecção - ou seja, mesmo recuperados, eles continuam apresentando sintomas persistentes e sequelas da doença. Os impactos de longo prazo podem ser tanto físicos, como fadiga, falta de ar e tosse, quanto psiquiátricos.

No dia 4, o nutricionista João Motarelli falará sobre mindfulness (técnica de atenção plena que pode ser uma aliada contra o estresse), mindful eating (que ajuda a estabelecer uma relação positiva com a alimentação), e autocompaixão (capacidade de tratar a si próprio com a mesma gentileza e preocupação que teria com alguém querido).

Um dos nomes de referência internacional nos campos da Felicidade no Trabalho e do Sistema Felicidade Interna Bruta, a psicóloga Carla Furtado, fundadora do Instituto Feliciência, encerrará o evento no dia 5 de agosto, com palestra sobre os temas saúde mental, felicidade, liderança e sustentabilidade. Mais informações podem ser obtidas no site https://conteudos.sesc-rs.com.br/saude-para-felicidade.

Saúde para a Felicidade - Sesc/RS

Horário: 16h

Transmissão: www.youtube.com/sescrs

Evento gratuito

Inscrições e informações no site: https://sesc-rs.com.br/saudeparafelicidade

Programação:

03/08 (terça-feira) - Long Covid
Dr. André Siqueira

Médico, infectologista e pesquisador no INI/ Fiocruz, no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Fundação Oswaldo Cruz. Coordenador da REPLICK (Rede de Pesquisa Clínica e Aplicada em Chikungunya).

04/08 (quarta-feira) - Mindfulness

João Montarelli

Nutricionista, professor de Mindful Eating e Autocompaixão. É assessor científico do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – SOCESP.

05/08 (quinta-feira) - Bem-estar

Carla Furtado

Professora e Pesquisadora em Psicologia, fundadora do Instituto Feliciência. É referência nacional em Felicidade e Bem-Estar no Trabalho.

MAIS NOTÍCIAS