Notícias


Pronto para viajar? Como está seu Inglês?

O objetivo do curso é preparar os participantes para as suas experiências internacionais
31/07/2021 Usine de notícias – Foto: Divulgação

Com a caderneta de vacinação em mãos comprovando as duas doses contra a COVID-19 e o mundo retomando as atividades, você não vê a hora de pegar o passaporte e viajar, não é mesmo? Para quem já está com roteiro e malas prontos, a docente de Idiomas do Senac-RS, Juliana Fraquelli, explica que é muito importante se preocupar em se comunicar bem lá fora.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

"Eu acredito que as expressões mais necessárias quando se está viajando são muitas. Precisamos estar familiarizados com o vocabulário dentro de um aeroporto, pedidos quando passamos na segurança. Porém, mais necessário ainda é o vocabulário que vai de acordo com a necessidade do viajante. Por exemplo, se a pessoa é vegetariana, precisa saber como pedir uma refeição de acordo, se está levando algo que precisa declarar, se sabe que está levando mais peso do que o permitido...", alerta Juliana.  

A docente explica que esse conhecimento é essencial, mas o fundamental seria saber cumprimentar, entender questionamentos e saber passar informações básicas.

"Uma expressão que o pessoal geralmente confunde é o good evening e good night. Good night é somente antes de irmos dormir. E quando chegamos a algum lugar a noite, o correto é dizer good evevning! Acredito que um dos erros mais comuns seria não se preparar para a viagem, não dar uma olhada no vocabulário que você sabe que vai precisar. Não saber ao menos dar os seus dados básicos ou entender os números. Aqui vai uma dica: se acostume a ser chamado pelo seu sobrenome e os títulos: Mr. (mister) para homens, Mrs. (Misses) para mulheres casadas e Miss para mulheres solteiras. A vezes a Miss Almeida é você!", exemplifica a docente.  

E cuidado com algumas palavras e expressões que podem ter dupla interpretação e causar constrangimentos. Juliana alerta que, no contexto viagem e levando em conta o lado cultural, os constrangimentos estão por todo lado.

"Eu, mesmo me comunicando super bem em Inglês e ao chegar à África do Sul fiquei perdida, pois quando perguntei como chegar a um local me disseram para virar à direita no 'robot'. Logo, eu imaginei que tivesse algum robô na esquina, talvez até inflável... e eu não via nada e só me perdia mais e mais. Foi então que eu descobri que lá eles chamam a sinaleira, que eu conhecia como traffic light, de robot! Sem falar naquela antiga piada... "Onde estiver escrito 'push', não puxe, empurre; onde estiver 'pull', não pule, puxe. Onde se ler 'exit', não hesite, saia correndo", conta a docente.  

Para finalizar, Juliana afirma que a melhor dica que pode dar aos futuros viajantes é a de se prepararem com um curso especifico, em que terão contato com várias práticas e ver muito vocabulário. "Aproveite e pratique com todos que irão viajar. Praticar é a melhor arma na preparação", disse.  

A boa notícia é que o Senac-RS promoverá o Traveling Fun for Seniors. O projeto oferece oito oficinas on-line em Inglês com a temática sobre viagens e situações cotidianas com as quais uma pessoa pode se deparar nesse contexto. Nesta série de aulas remotas e ao vivo, adultos a partir de 50 anos de idade poderão vivenciar situações de viagens utilizando a língua Inglesa.

O objetivo do curso é preparar os participantes para as suas experiências internacionais. Serão duas turmas com início no final de julho e duas com início em setembro. Confira as datas:  

Turma 1 - terças-feiras das 10h às 11h30  
Início: 10/08  
Término: 05/10  

Turma 2 - quartas-feiras das 15h30 às 17h  
Início: 11/08  
Término: 29/09  

Turma 3 - terças-feiras das 10h às 11h30  
Início: 19/10  
Término: 14/12  

Turma 4 - quintas-feiras das 19h às 20h30  
Início: 30/09  
Término: 18/11  

Oficinas:    

At the airport + check in - Vocabulário referente ao aeroporto, prática em fazer check-in e passar pelo controle de fronteira.    

At the hotel + check in problems - Uso de vocabulário referente a hospedagem em hotéis, fazer check-in e possíveis problemas que podem ocorrer.    

At the mall - Uso de vocabulário para compras com direito a revisão de números e roupas.    

At the supermarket - Uso de vocabulário referente ao supermercado e uma revisão de quantifiers, os famosos some ou any, how much ou how many?    

At the restaurant - Uso de vocabulário referente ao restaurante, incluindo como fazer pedidos.    

Asking for directions - Como pedir informações sobre lugares e chegar no local certo.    

Asking for help - Solução de problemas em viagens e como sair deles.    

At the drugstore - Uso de vocabulário em farmácia.    

Mais informações sobre inscrições podem ser obtidas pelo site www.senacrs.com.br/traveling

MAIS NOTÍCIAS