Notícias


Comissão do Mercosul, da Assembleia Legislativa, atuou para acelerar a vacinação na Região de Fronteira

Também discutiu a exigência de testes para Covid-19 para caminhoneiros brasileiros entrarem na Argentina
31/07/2021 Agência de Notícias ALRS - Foto: Divisão de fotografia

A Comissão Mista Permanente do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa reuniu-se em 11 ocasiões durante o primeiro semestre de 2021. O colegiado, ao longo do período, foi presidido pela deputada Silvana Covatti (PP), licenciada para ocupar a pasta da Agricultura, e pelo atual presidente, deputado Issur Koch (PP).

Neste semestre os parlamentares que integram a Comissão debateram com autoridades sanitárias Argentinas e Uruguaias a aceleração da vacinação na Região de Fronteira. Além desta pauta, o órgão técnico da Assembleia também discutiu a exigência de testes para Covid-19 para caminhoneiros brasileiros entrarem na Argentina e o fim da concessão da Ponte Internacional da Integração São Borja e Santo Tomé.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

Conforme o presidente Issur Koch, o semestre foi intenso e de muitos desafios, especialmente envolvendo as questões de combate à Covid-19 e vacinação dos habitantes das regiões fronteiriças. "Nossas ações trataram desde questões relacionadas ao trânsito de pessoas entre os países e, especialmente, ao fluxo de cargas comerciais, com a  proteção para caminhoneiros", relatou o parlamentar.

Ainda segundo o deputado Issur, a Comissão do Mercosul intermediou junto ao Ministério de Relações Exteriores medidas conjuntas para solucionar problemas enfrentados pelos "doble chapas" em relação à atendimento à saúde e a liberação do fluxo de caminhões paralisado para entrada na Argentina e no Chile. Outra questão levada ao Itamaraty foi a utilização de carteira de motorista e documento de veículos digitais, não adotados nos outros países do Bloco.

A Comissão do Mercosul buscou, ainda, o apoio dos municípios da Fronteira com o Uruguai e Argentina para o combate à pirataria e contrabando.

Composição

A Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais é integrada pelas deputadas Fran Somensi (Republicanos), Franciane Bayer (PSB) e Zilá Breitenbach (PSDB) e pelos deputados Carlos Búrigo (MDB), Fábio Ostermann (Novo), Fernando Marroni (PT), Gerson Burmann (PDT), Issur Koch (PP), presidente, Luís Augusto Lara (PTB), Luiz Fernando Mainardi (PT), Tenente-Coronel Zucco (PSL) e Vilmar Zanchin (MDB).

MAIS NOTÍCIAS