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Durante a pandemia, Teatro a Mil Sesc contempla alunos de escolas públicas com espetáculos virtuais

Em 2021, são 48 peças oferecidas para 60 mil espectadores de 23 municípios gaúchos
31/07/2021 Moglia Comunicação Empresarial – Foto: Divulgação

Desde 2011, o Teatro a Mil, realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, tem como missão principal proporcionar o acesso de espetáculos de teatro e circo para estudantes da rede pública de ensino.

Com a chegada da pandemia, o projeto foi levado para o ambiente digital, contando com a parceria de grupos que trabalham com teatro para a infância e juventude e se propuseram a adaptar as obras para o formato virtual, resultando em vídeos inéditos, e das Secretarias Municipais de Educação, que organizaram a distribuição do material.

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Em 2021, a iniciativa oferece 48 peças para 23 municípios gaúchos, atingindo um público de 60 mil crianças e adolescentes.

“O objetivo é possibilitar a públicos que possuem pouco acesso a essas linguagens o contato com a arte em diversos momentos da vida escolar, instigando também que os educadores estejam presentes neste contato com obras de teatro e com os artistas. No virtual, esse processo se deu da mesma forma, mantendo todos os cuidados para termos certeza de que a obra artística chega aos beneficiados da melhor maneira e que eles possam vivenciar essa arte, mesmo que, nesse momento, através de uma tela”, afirma a coordenadora de Artes Cênicas Sesc/RS, Jane Schoninger. Para participar do projeto, as Secretarias de Educação dos municípios devem fazer contato com o Sesc de sua região.

Para garantir que o processo de sensibilização seja contínuo, o Teatro a Mil oferece três espetáculos por cidade durante o ano, e é desenvolvido para que cada etapa atenda pelo menos mil alunos, divididos em várias sessões. Em alguns municípios, também é oferecido material complementar e são realizadas oficinas e encontros com os educadores ou alunos e os artistas, como uma forma de dialogar sobre os assuntos apresentados e estabelecer uma relação mais próxima entre os agentes. Os professores também são instigados a promover atividades e aprofundar conteúdos a partir de temas abordados nas peças.

Além de proporcionar acesso ao teatro e circo para crianças e adolescentes, o projeto também desempenha papel importante no fomento à cadeia produtiva das artes cênicas. Em média, 15 espetáculos por ano circularam nas 50 cidades que participaram da iniciativa nos últimos 11 anos, levando importantes grupos de teatro do Rio Grande do Sul a vários cantos do Estado.

“Foi considerada a importância também de levar a esse público o maior número de grupos e trabalhos de artes cênicas, tendo uma quantidade significativa de profissionais das artes envolvidos no projeto. A identificação desses trabalhos se dá pelo corpo de técnicos do Sesc/RS, a partir do perfil do público de cada cidade”, explica Jane Schoninger.

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