Notícias


Senar-RS lança hotsite para novas inscrições na ATeG

Produtores rurais participantes recebem assistência técnica e gerencial gratuita em 11 cadeias produtivas
30/07/2021 Padrinho Agência de Conteúdo | Tatiana Py Dutra – Foto: Divulgação

Faz pouco mais de um ano que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) implantou a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) no Rio Grande do Sul. E ainda que a pandemia não tenha permitido a expansão planejada, hoje mais de 2,9 mil produtores rurais são beneficiados pela ATeG, que é gratuita. Mas o Senar-RS quer mais.

A instituição acaba de lançar uma campanha publicitária para rádio e jornal visando atrair novos interessados em participar das atividades. A ação envolve ainda um hotsite, onde agricultores e pecuaristas podem fazer suas inscrições no site
www.senar-rs.com.br/ateg.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

Na página da internet, os interessados encontram informações sobre a iniciativa, como as cadeias atendidas, as etapas de trabalho e, até, depoimentos em vídeo de participantes satisfeitos com a ATeG. É o caso do pecuarista Marcos Aurélio Marques Bressan, de São Jerônimo. Ele conta que, apesar de ser da terceira geração da família a trabalhar com gado de corte, foi com o programa que entendeu como melhorar as pastagens e corrigir a suplementação dos animais.

O público-alvo da campanha são produtores que não recebem assistência técnica regular, que têm dificuldades em administrar seu negócio de forma profissional mas querem aumentar a produtividade e a rentabilidade de suas propriedades.

Para se inscrever, o produtor precisa preencher o formulário on-line com nome completo, cidade, cadeia produtiva, telefone e e-mail. Em breve, um representante do Senar-RS fará contato.

Como funciona a ATeG

A ATeG é uma assessoria especializada que contempla as cadeias produtivas da Agricultura, Bovinocultura de Corte, Bovinocultura de Leite, Ovinocultura, Apicultura, Aquicultura, Avicultura, Fruticultura, Suinocultura, Agroindústria e Olericultura. Nela, os participantes recebem visitas mensais dos técnicos do Senar-RS, durante dois anos.

No começo das atividades, é feito o diagnóstico das potencialidades e dificuldades da propriedade para elaboração de um planejamento estratégico. Para o atingimento dos objetivos, o técnico pode sugerir mudanças na prática diária da propriedade ou mesmo adequações tecnológicas; e o produtor ainda recebe a indicação de cursos que complementem seus conhecimentos.

Cada passo dado, investimento feito ou decisão tomada será registrado em um caderno de campo. A ideia é que o produtor crie a cultura de se apropriar dos números da propriedade, que saiba quanto gastou e quanto obteve de retorno com suas ações. Esses resultados obtidos serão avaliados sistematicamente, o que permite ajustes no plano, se necessário. A meta é a melhoria dos resultados produtivos e financeiros das “empresas” rurais.

“Este gerenciamento da ATeG me trouxe economia e lucratividade. É uma excelente oportunidade que estou tendo e recomendo a ATeG para todos os produtores”, elogia o pecuarista Marcos Aurélio Marques Bressan.

MAIS NOTÍCIAS