Notícias


Descubra quais são as vantagens do empréstimo para reforma

Não tem certeza se o empréstimo para reformar vale a pena? Conheça as facilidades dessa modalidade e descubra suas vantagens!
30/07/2021 Foto: lkzmiranda from Pixabay / Divulgação

A nossa casa é, geralmente, nosso refúgio. Mais do que o local onde dormimos, é um local quase sagrado. Se não cuidarmos dela, nada mais fará sentido.

Os cuidados de uma casa vão além de um serviço doméstico ou trocar uma lâmpada. De vez em quando, aparece uma rachadura, uma tinta que se desgasta, a janela que sofre com a chuva e o sol. Não só quando é necessário, mas também para deixá-la mais do seu jeito, uma reforma é sempre bem-vinda.

Terminar a reforma de uma casa é o sonho de grande parte dos brasileiros, mas não sabem por onde começar. Infelizmente, para tudo na vida, é necessário dinheiro. Especialmente para uma reforma que custa tão caro hoje em dia, não é mesmo?!

As instituições financeiras que trabalham com empréstimo para reforma cobrem até 80% do valor correspondente à obra, cobrando taxas até mais baixas do que seriam de um empréstimo pessoal comum. Como em qualquer outra modalidade, há exigências que devem ser cumpridas pelo cliente, como comprovar a renda, por exemplo. As instituições também exigem que o contratante seja proprietário do imóvel e deve morar no mesmo.

As opções para empréstimo para reforma são variadas, cada uma com sua especificidade. Todas elas ajudam sem desequilibrar as finanças. Ainda está em dúvida? Foi pensando nisso que fizemos essa lista de vantagens na aquisição de um empréstimo para finalizar aquela obra parada ou só imaginada.

1 – Sua obra terminada e do seu jeitinho

Normalmente, é bastante comum que a maioria dos proprietários de imóvel aguardem um certo tempo para juntar uma quantia necessária para realizar a reforma. Contudo, imprevistos acontecem no meio do caminho ou até mesmo é possível que nunca consigam juntar o dinheiro todo e vão construindo em doses homeopáticas. O famoso “o barato, sai caro”, é mais comum do que se pensa.

Há o risco de no meio da obra os custos se elevarem ainda mais e a proposta ter que ser reduzida para caber no orçamento. É sempre desagradável ficar com uma obra parada dentro de casa sem nem ao menos saber quantos anos mais irá demorar para que ela seja concluída.

Quando se financia uma obra com um empréstimo, isso não acontece. A inversão de processo que ocorre faz com que primeiro a obra seja terminada para depois pagar o crédito devedor. Não há como não investir em qualidade ou ter que cortar algo da proposta inicial, pois todo custo será coberto pela instituição financeira.

Tanto o engenheiro civil quanto o arquiteto da obra serão necessários para que a instituição financeira dê uma avaliação positiva no projeto e aceite fechar o acordo. Ambos poderão ser pagos com o dinheiro do empréstimo para reforma quando o mesmo for liberado, mas é preciso que tudo na planta esteja de acordo com as normas.

2 – Negociação flexível

Permitindo prazos mais longos de pagamento do que a linha de crédito pessoal, um empréstimo para reforma proporciona taxas de juros mais baixas do que cartões de crédito ou até mesmo cheque especial.

As taxas de juros podem variar entre as instituições financeiras, ficando entre 2% a 4% ao mês, porém é ainda maior do que seria refinanciar um imóvel. O benefício é liberado à medida que a obra acontece, podendo ser utilizado somente para fins de reforma de imóvel próprio.

O empréstimo permite que o cliente sempre tenha dinheiro à vista para negociar com trabalhadores de obras, que assim preferem, ajudando a melhorar a relação de confiança entre eles e a qualidade do trabalho que será feito no imóvel.  

No entanto, atente-se: quanto maior for a liberdade do cliente para utilizar o crédito, maiores serão as taxas de juros a serem cobradas no final. Uma dica é verificar se a empresa em que trabalha possui convênio com uma instituição financeira, assim as taxas irão diminuir ainda mais.

Com isso, muitos beneficiários preferem pagar as parcelas a prestações do empréstimo para reformas do que fazer qualquer outro tipo de empréstimo ou até mesmo retirar dinheiro de sua poupança para financiar a obra.

3 – Guardar suas economias

Adquirindo o empréstimo para reforma ao invés de usar as finanças de seu próprio bolso para tal propósito, por mais que tenha dinheiro guardado, nenhum centavo seu será tocado para isso.

Mantenha suas economias para uma emergência ou para outra coisa que gostaria de fazer e não teve chance por falta de dinheiro. Como as instituições financeiras só cobrem 80% dos custos das obras, pode ser que tenha que arcar com os outros 20%.

É sempre importante abastecer os investimentos no lugar de retirar os recursos e perder a rentabilidade deles. Avalie sempre a viabilidade de pagar uma dívida com rendimentos. Inclusive, pode ser vantajoso investir nas economias e incluir o financiamento dos gastos com a renda mensal. Em relação a poupança, pode ser necessária para resolver imprevistos.

Verifique o perfil

Além do empréstimo para reforma, também é possível utilizar todas as outras linhas de créditos para a mesma finalidade, embora essa seja a mais indicada, como empréstimo para consignado e empréstimo pessoal. Algumas instituições financeiras também possuem linhas especializadas em reformas com outros nomes, taxas e garantias.

A exemplo, o empréstimo com garantia é também uma ótima opção para aqueles que precisam de um dinheiro rápido e fácil, com taxas de juros baixas e um longo prazo para pagamento.

O importante é que você nunca se esqueça sempre de planejar, pesquisar, comparar e fazer uma simulação de empréstimo com diversas instituições antes de escolher a sua. Pode ser que uma outra linha de crédito se adeque ao seu perfil, uma vez que por mais que o empréstimo para reforma possua taxas exclusivas, o valor pretendido das outras possa ser mais atraente e caber mais no seu bolso. 

MAIS NOTÍCIAS