Notícias


Comissão de Ética, da Assembleia Legislativa, foi acionada para analisar denúncias contra parlamentar

Parlamentar foi acusado por ex-assessoras de utilizar mão-de-obra de servidores vinculados ao seu gabinete na reforma de um imóvel e em tarefas domésticas
30/07/2021 Agência de Notícias ALRS - Foto: Reprodução / ALRS

Diferentemente das outras comissões da Assembleia Legislativa, a Comissão de Ética Parlamentar é acionada apenas quando há  uma demanda específica. Neste semestre, o colegiado foi convocado para investigar um conjunto de denúncias que pesam contra o deputado Ruy Irigaray (PSL).

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

Em reportagem, veiculada pelo programa Fantástico, da Rede Globo, em 14 de fevereiro, o parlamentar foi acusado por ex-assessoras de utilizar mão-de-obra de servidores vinculados ao seu gabinete na reforma de um imóvel e em tarefas domésticas, além de solicitar parte dos salários de funcionários e atacar desafetos por meio de perfis falsos nas redes sociais.

Depois de ouvir as denunciantes, o parlamentar acusado e examinar fotos, vídeos, áudios e mensagens, o corregedor da Comissão de Ética, deputado Tiago Simon (MDB), apresentou em reunião extraordinária, realizada dia 7 de maio, o relatório sobre o caso, que concluiu que os elementos são suficientes para embasar a continuidade do processo e aprofundar as investigações.

De acordo com o relatório, “uma vez demonstrado que o denunciante incorreu em conduta indecorosa, houve abuso de prerrogativas ou percepção de vantagens indevidas, poderá haver perda do mandato”, como determina o artigo 45 do Código de Ética Parlamentar.

As investigações sobre as denúncias ainda prosseguem, agora sob o comando de uma subcomissão processante, que tem o papel de instruir o processo, determinar as diligências e  assegurar a ampla defesa do acusado. O colegiado é integrado pelos deputados Beto Fantinel (MDB),  relator; Mateus Wesp (PSDB), que atua como revisor, e Dalciso Oliveira (PSB), vogal.

Até o início do recesso parlamentar em 17 de julho, a comissão processante realizou onze reuniões para ouvir depoentes, todas em caráter reservado.

Composição

A Comissão de Ética Parlamentar tem a função de zelar pela observância dos preceitos éticos da atividade parlamentar e pela imagem do Poder Legislativo. Seus 12 membros titulares, aprovados na sessão do dia 23 de fevereiro, são os seguintes: são :
Fernando Marroni (PT) - presidente
Aloísio Classmann (PTB) - vice-presidente
Edegar Pretto (PT)
Tiago Simon (MDB) - corregedor
Beto Fantinel (MDB)
Sérgio Turra (PP)
Capitão Macedo (PSL)
Juliana Brizola (PDT)
Mateus Wesp (PSDB)
Dalciso Oliveira (PSB)
Fran Somensi (Republicanos)
Fábio Osterman (Novo) 

MAIS NOTÍCIAS