Notícias


Solo de bandolim e ritmos brasileiros dão o tom do próximo concerto da OSPA, neste sábado, dia 31 de julho

Orquestra recebe como convidados o bandolinista Daniel Migliavacca e o maestro Anderson Alves
29/07/2021 Assessoria de Comunicação da OSPA – Foto: Divulgação

A música brasileira é a grande protagonista do próximo concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). O jovem maestro convidado Anderson Alves conduz a orquestra, que interpreta uma obra de sua autoria, além de peças de Mozart, Milhaud e Gnattali. Daniel Migliavacca será o solista convidado do dia.

A OSPA se apresenta todos os sábados, às 17h, na Casa da OSPA, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Neste concerto, intitulado “Saudades do Brasil”, o público será limitado a 200 pessoas, menos de 20% da capacidade da Sala de Concertos (1,1 mil lugares). O ingresso pode ser trocado por 1kg de alimento não perecível (detalhes no serviço abaixo).

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

O concerto toma o título emprestado da suíte de dança “Saudades do Brasil”, do compositor francês Darius Milhaud (1892 – 1974). Milhaud viveu no Brasil por dois anos e, ao partir, levou discos e lembranças. Já na França, expressou sua saudade do país compondo essa suíte com ritmos brasileiros e movimentos batizados de locais famosos, como Corcovado e Copacabana. O maestro Anderson Alves comenta a obra: “Ele trabalha a bitonalidade, ou seja, duas tonalidades ao mesmo tempo, o que às vezes assusta os ouvidos. No meio de tudo, escutamos maxixe, samba e outros ritmos brasileiros”.

A síntese entre música popular brasileira e erudita também será ouvida em “Concerto para bandolim e orquestra de cordas”, composto em 1985 pelo consagrado compositor Radamés Gnattali (1906-1988). O bandolinista paulistano Daniel Migliavacca vem de Curitiba, onde vive, especialmente para interpretar a obra. Segundo ele, é uma referência dentro da história do bandolim no Brasil:

“Esse concerto foi dedicado ao grande bandolinista Joel Nascimento, que é um grande mestre e amigo de Radamés, e percebemos que o autor, como gênio que foi, conhecia profundamente as características sonoras e técnicas do bandolim. Isso faz com que seja muito prazeroso estudar e executar a obra”.  

Além de reger a OSPA, o maestro Anderson Alves é o autor da última obra do programa: “Fantasia para Orquestra Sinfônica”. Ele conta que estreou o trabalho em 2013, com a Orquestra Sinfônica Nacional (UFF): “A peça reúne trechos de várias composições minhas e é bem virtuosística para a percussão, destaca solos de marimba e tímpano”.

No programa, também há espaço para um grande clássico: a 31ª Sinfonia de Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791), conhecida também como “Paris”, o local onde a sinfonia estreou em 1778. Na época, o compositor austríaco tinha apenas 22 anos e tentava divulgar seu trabalho na capital francesa, onde a peça foi muito bem recebida.

Sobre Anderson Alves (regente – Brasil)

O maestro carioca Anderson Alves tem atuado como regente convidado em importantes orquestras no Brasil, dentre elas a Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica Nacional, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Atualmente é maestro da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca. Também é aluno do curso superior na Academia Internacional de Direção de Orquestra da Costa Atlântica – Portugal e estuda regência com o maestro Felipe Cattapan (professor da Musikprojektes an der Universität Bern e da Hochschule der Künste Bern, na Suiça). De sua autoria, a OSPA executa “Fantasia para Orquestra Sinfônica”, de 2013. A peça reúne trechos de outras composições de Alves e destaca solos desafiantes para marimba e tímpano.

Sobre Daniel Migliavacca (bandolim – Brasil)

O bandolinista paulistano Daniel Migliavacca vive em Curitiba. Dentre diversos trabalhos, apresenta-se com o Daniel Migliavacca Quarteto e integra o duo Bandolaxo ao lado do baixista Glauco Solter. É graduado em Música Popular pela UNESPAR e mestre pela UFRJ. Em 2006, foi escolhido o melhor instrumentista no “Prêmio Nabor Pires Camargo” realizado em Indaiatuba (SP). Em 2010, participou do ll Festival Nacional Curitiba no Choro, conquistando o segundo lugar como compositor, além dos prêmios de voto popular e de melhor instrumentista. Como compositor, mistura influências de samba, jazz e baião, tendo o choro como principal universo estético. Possui seis CDs lançados. O último, lançado este ano, apresenta uma série inédita de "Dez Estudos para Bandolim Solo".

Visita segura

Em acordo com as orientações do Governo do Estado do RS referentes à pandemia da Covid-19, o concerto seguirá os seguintes protocolos de segurança: ocupação reduzida da Casa da OSPA, disponibilização de álcool gel aos visitantes, uso obrigatório da máscara, medição de temperatura na entrada, distanciamento social nos espaços de passagem e na ocupação das poltronas da Sala de Concerto. Também é possível acompanhar os concertos da OSPA gratuitamente e ao vivo pelo canal da orquestra no YouTube e pela plataforma #CulturaEmCasa.

MAIS NOTÍCIAS