Notícias


Adolescentes com comorbidades poderão se vacinar em Minas do Leão

Para ser imunizado, o adolescente deverá portar atestado médico que comprove a necessidade
28/07/2021 Texto e foto: Prefeitura de Minas do Leão

Por orientação do Programa de Imunizações do Governo do estado do Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Minas do Leão vai incluir adolescentes de 12 a 17 anos portadores de comorbidades no calendário de vacinação contra a Covid-19. O informe técnico também inclui adolescentes gestantes com comorbidades neste grupo prioritário.

Para ser imunizado, o adolescente deverá portar atestado médico que comprove a necessidade, além do documento de identificação do comprovante de residência.

A dose autorizada para este grupo populacional considerado de risco é a Pfizer. A aplicação da segunda dose para este grupo prioritário está prevista para acontecer após 10 semanas de intervalo. Confira a lista de comorbidades:

- Obesidade Grave: Acima do percentil 97 ou escore Z acima de 2 desvios – através das avaliações e curvas de crescimento.

- Pneumopatias Crônicas Graves: Asma; Uso de medicamentos como broncodilatador de longa ação (formoterol/salmenterol) + corticoide inalatório; Uso de corticoide sistêmico (oral) contínuo; História prévia de internação hospitalar /UTI (após os dois anos de idade); Displasia Broncopulmonar.

- Outros Imunodeprimidos: Doença Congênita/Rara/Genética/Autoimune; Neoplasias ou outras condições que prejudiquem a resposta imunológicas no momento atual (em
tratamento); Cardiopatias congênitas com consequências sistêmicas; Doenças reumatológicas com uso de medicamentos imunossupressores; Pessoa vivendo com HIV; Neoplasias ou doenças hematológicas em tratamentos ou que justifiquem imunossupressão.

- Hemoblobinopatia Grave: Doença Falciforme ou Talassemia Maior.

- Doença Cardiovascular: Cardiopatias nas quais o quadro clínico cause comprometimento sistêmico.

- Doença neurológica:  Doença neurológica com comprometimento de deglutição ou situação que aumente risco de doença pulmonar ou doença cardiovascular. Acidente Vascular Encefálico; Mielite Transversa; Paralisia cerebral com descrição de limitações.

- Diabete Mellitus: Diabete Mellitus (Tipo1); Crianças com condição insulino-dependente Receita de insulina e/ou dosagem de hemoglobina glicada alterada.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS