Notícias


Exportação de cafés chega a 45,6 milhões de sacas e bate recorde histórico

Relatório mensal da Embrapa mostra que grãos foram exportados para 115 países
25/07/2021 Portal Brasil | Com informações da Embrapa - Foto: Embrapa

O Brasil registrou novo recorde na exportação de remessas cafeeiras no acumulado da safra 2020/21. Com embarques nacionais de 3,012 milhões de sacas de 60 kg do produto em junho, gerando US$ 423,2 milhões, as exportações de cafés brasileiros alcançaram 45,599 milhões de sacas, apresentando alta de 13,3% em relação à temporada 2019/20 e de 10,1% sobre as 41,426 milhões de sacas de 2018/19, até então o melhor desempenho. Os dados são do relatório mensal de junho de 2021 do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), divulgado pela Embrapa no Observatório do Café.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

Na introdução do levantamento, o presidente do Cecafé, Nicolas Rueda, revelou que o novo recorde reflete a safra 2020/21, exemplar em volume, qualidade e sustentabilidade. Para Rueda, só foi possível alcançar o maior patamar histórico das exportações nacionais do produto devido à eficiência comercial e logística dos exportadores brasileiros e ao profissionalismo dos cafeicultores do país.

“Os produtores mantêm seu constante ciclo de investimento em qualidade, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, colhendo um volume recorde de arábica e conilon na safra 2020. Dessa forma, possibilita que os cafés nacionais sejam aceitos em todo o mundo, sendo impulsionados pelos profissionais de logística dos nossos associados, os quais redobraram esforços durante a pandemia para honrar os compromissos diante dos entraves logísticos, potencializados pela expressiva alta nos custos dos fretes, consequentes e sucessivos cancelamentos de bookings e dificuldade de novos agendamentos”, explica Rueda.

O relatório aponta, ainda, que entre julho de 2020 e o fim de junho deste ano, o Brasil exportou café a 115 países, com os Estados Unidos permanecendo como os principais parceiros comerciais, responsáveis por importar 8,337 milhões de sacas, 18,3% das exportações totais. A Alemanha, com representatividade de 17,4%, adquiriu 7,948 milhões de sacas (+16,2%) e ocupou o segundo lugar no ranking. A exportação dos cafés nacionais para a Bélgica cresceu 40%, somando 3,833 milhões de sacas. Fechando o top 5 aparecem Itália e Japão. O levantamento destaca a inserção de dois países produtores entre os 10 principais mercados compradores do produto nacional na safra 2020/21: a Colômbia e o México. 

MAIS NOTÍCIAS