Notícias


Candidatos ao quadro da BM reivindicam cumprimento de etapas do concurso

Chamada “Comissão dos 3800 Excedentes da BM” representa parte dos classificados em prova objetiva realizada em dezembro em 2017
25/07/2021 Agência de Notícias ALRS - Foto: Eder da Costa

O Deputado Sergio Peres (Republicanos) assegurou, na terça-feira, dia 20 de julho, apoio às demandas de 3.863 candidatos de processo seletivo para o quadro da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul.

A chamada “Comissão dos 3800 Excedentes da BM” representa parte dos classificados em prova objetiva realizada em dezembro em 2017, que hoje reivindicam o direito de cumprir as demais etapas que envolvem o concurso (exame de saúde, teste de aptidão física, avaliação psicológica e exame de vida pregressa).

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

Integrantes do movimento, Luciano Padilha da Silva, Wesley Bueno Bottini e Saulo Luiz Zimmermann Júnior informaram que, dos 11.863 que atingiram a nota mínima na prova objetiva, 8 mil foram chamados a prosseguir no certame. Para os demais, considerados excedentes, o colegiado iniciou ação judicial que tem recebido apoio de municípios e organizações.

“Como o concurso tem validade até julho de 2022, solicitamos o cumprimento desse prazo, garantindo aos aprovados a não extinção do certame e, ao Estado, a possibilidade de contar com um cadastro reserva”, defende Bottini. A audiência no gabinete do parlamentar foi realizada por solicitação do Coronel Quadros, policial da BM.

Padilha alertou sobre o déficit histórico na corporação e chamou a atenção para os custos do concurso aos cofres públicos, que teria somado mais de R$ 1,8 milhão ao Estado. “Temos o entendimento de que valores equivalentes a esses podem ser investidos no curso de formação dos excedentes, já que o Estado tem vacância de vagas e um déficit histórico na corporação para o cargo de soldado”.

Sergio Peres garantiu disposição em articular o debate da pauta na Assembleia Legislativa e a defesa do pleito junto ao Executivo Estadual. “Vai além da demanda de mais de 3 mil candidatos excedentes; trata-se da necessidade de reposição do quadro da BM e de uma reivindicação coletiva, pois a segurança pública é um dos maiores clamores da sociedade”.

MAIS NOTÍCIAS