Notícias


Bombeiros Mirins realizaram atividades pela cidade de São Lourenço do Sul

O projeto é uma proposta pedagógica voltada para crianças
15/11/2019 Texto e foto: Prefeitura de São Lourenço do Sul

O grupo do projeto "Bombeiro Mirim" realizou atividades pela cidade no último sábado, dia 9 de novembro de 2019.

Os Bombeirinhos visitaram as empresas parceiras do projeto, bem como fizeram fotos para a formatura que ocorrerá nos próximos dias.

As atividades do dia foram encerradas na 38ª Feira do Livro, quando o prefeito Rudinei Härter anunciou mais duas turmas do projeto.

“Isso é muito importante para as crianças. Precisamos fazer com que elas tenham oportunidade de adquirir mais conhecimento e principalmente disciplina para que tenham depois oportunidade de bom trabalho, uma forma de ser, responsabilidade que carregam com eles, pois aprenderam isso. Muitas coisas acontecem por que as crianças ficam com tempo ocioso, na rua, sem ter o que fazer e até aprendendo o que não devem. Com esta oportunidade, eles ganham na educação, no conhecimento, os primeiros socorros que são importantíssimos para a vida, pois podemos nos deparar com alguma situação que não se sabe o que fazer e eles vão estar preparados para tomar a atitude certa. Isso é extremamente importante, além é claro, do aprendizado para o futuro. Por isso, vamos fazer mais dos grupos ano que vem, com mais bairros, seguindo tralhando com as crianças da cidade”.

Na ocasião, o sargento Kerchirne do Corpo de Bombeiros Militares do Rio Grande do Sul (CBMRS) explicou que o projeto que trabalha com os alunos noções de cidadania, prevenção e combate a incêndio, primeiros socorros e orientações de saúde, por exemplo.

Um dos alunos fez relato lembrando de quando salvou a sobrinha que estava engasgada com uma moeda, o que foi possível utilizando aquilo aprendeu no projeto. “Só por saber que um aluno salvou uma vida, o projeto já valeu a pena”, refletiu Kerchirne.

O projeto Bombeiro Mirim

O Projeto Bombeiro Mirim é uma parceria entre o CBMRS e a Prefeitura de São Lourenço do Sul, sendo uma proposta pedagógica voltada para crianças com o propósito de instrumentá-las para uma cidadania responsável em relação à prevenção de incêndio e acidentes, direcionado preferencialmente a comunidades carentes ou em situação de vulnerabilidade social, reconhecendo que as crianças destas áreas sofrem as consequências de uma realidade com situações complexas e de difícil solução.

A primeira turma teve encontros aos sábados durante seis meses e se forma no final de novembro. São 30 alunos das escolas Luís Antônio de Abreu Moraes, Professora Izolina Passos e Vicente Di Tolla.

O projeto tem o apoio de Supermercados Jepsen e Guanabara, Unisoy, Expresso Embaixador, Refinaria de Petróleo Rio Grandense, Sagres, Posto SIM e UNIMED.

MAIS NOTÍCIAS