Notícias


Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos de Sananduva, elaborado pela Uergs, é aprovado na Câmara Municipal

Câmara de Vereadores de Sananduva aprovou o plano no último dia 30 de junho
21/07/2021 Ascom Uergs – Foto: Divulgação

A Câmara de Vereadores de Sananduva aprovou recentemente o Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos do município, elaborado pela Uergs por solicitação da Prefeitura Municipal. A elaboração do documento envolveu estudantes e docentes do curso de Gestão Ambiental da Unidade Universitária em Sananduva.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

O Plano começou a ser elaborado em 2018, na época em que se encerrava a vigência do documento anterior, cuja elaboração também teve a participação da Uergs.

O documento aprovado recentemente foi criado com o objetivo de se adequar à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010). Essa Política propõe estratégias que visam o melhoramento da gestão de resíduos em territórios municipais e que são válidas por 20 anos, com revisão periódica.

“No caso de Sananduva, o Plano pode ser em formato simplificado e a revisão ocorre a cada quatro anos”, esclarece Fabiane Wiederkehr, professora da Uergs em Sananduva e uma das coordenadoras do Projeto.

Além de Fabiane Wiederkehr, o trabalho contou com o suporte da professora Rosele Clairete e do professor Gerônimo Prado.

O estudante Juan Sosa atuou como bolsista no projeto durante dois anos, e conta que, neste período, foram compiladas e organizadas as informações sobre Sananduva relacionadas à legislação e às tecnologias aplicadas aos resíduos sólidos. Além disso, foi realizado um diagnóstico da gestão de resíduos no município, desde a geração até a disposição final, e o prognóstico, com o intuito de propor cenários, diretrizes e estratégias possíveis para a melhoria dos processos.

“Eu acabei conhecendo o município de Sananduva, já que eu tinha que conhecer as características do local para fazer um diagnóstico. E daquele diagnóstico eu precisava ver as necessidades com a realidade do município porque não adiantava querer melhorar e o município não ter a infraestrutura necessária”, esclarece Juan.

A iniciativa envolveu outros seis acadêmicos do curso de Gestão Ambiental que atuaram como voluntários, durante um semestre. Além disso, houve a oferta da disciplina obrigatória “Gestão Integrada de Resíduos Sólidos” e ações de Pesquisa e Extensão que tratavam sobre a temática, visando incentivar o debate público.

“Diversas ações de Extensão foram paralelamente desenvolvidas, abordando o consumo consciente, a coleta seletiva, o reaproveitamento e a destinação adequada dos resíduos”, conta a professora Fabiane.

Juan Sosa está concluindo o curso de Gestão Ambiental. Para o estudante, ter feito parte do projeto de 2018 a 2020 trouxe crescimento acadêmico e pessoal para a sua vida.

“A experiência que eu tive com o Plano foi muito importante para a minha estrutura acadêmica porque eu recém tinha adentrado na faculdade, ainda não sabia fazer um trabalho científico, não tinha muita ideia de como funcionavam essas pesquisas científicas, como elaborar os textos, e à medida que eu fui lendo e pesquisando sobre o assunto, eu fui pegando os macetes”, conta Juan.

De acordo com a professora Fabiane, participar de um projeto como esse foi importante para aplicar os conhecimentos acadêmicos, se desafiar e mostrar a importância e o papel da Universidade. “Para mim, assim como todos os envolvidos no processo, foi uma oportunidade de experimentar na prática os desafios da elaboração de um plano deste tipo, buscar soluções aos entraves encontrados e realizar importantes contatos, dando visibilidade à Universidade”, relata a docente.

MAIS NOTÍCIAS