Notícias


Uergs realiza 2ª edição da Olimpíada Nacional de Ambientes Marinhos e Polares (PolarOn)

As inscrições para a 2ª edição da PolarOn se encerram em setembro
21/07/2021 Ascom Uergs – Foto: Divulgação

A Uergs está promovendo a segunda edição da Olimpíada Nacional de Ambientes Marinhos e Polares (PolarOn), que será realizada no ambiente digital. Estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (regular ou técnico) com interesse em participar, devem preencher o formulário de inscrição até o mês de setembro.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

A PolarOn pretende incentivar no ambiente escolar a reflexão e o debate sobre temas relacionados à importância dos ambientes marinhos e polares para o Brasil e para o planeta. Além disso, a Olimpíada se propõe a divulgar, tanto para quem participa quanto para a comunidade em geral, os conhecimentos científicos que são produzidos sobre esta temática.

O incentivo à inclusão de mulheres nas áreas científicas e tecnológicas e a ampliação da rede de pesquisadoras e educadoras interessadas na divulgação científica a nível nacional e internacional também são objetivos da PolarOn.

Erli Costa, coordenadora da PolarOn e pró-reitora de Extensão da Uergs, conta que é gratificante poder divulgar o conhecimento científico por meio da Olimpíada. “Conseguimos por meio destas Olimpíadas aproximar os estudantes da Educação Básica dos pesquisadores e professores e isso é essencial para que a Universidade realmente seja vista como algo intrínseco à sociedade e não como algo alheio ou isolado”, disse.

A PolarOn é realizada pela Uergs com o apoio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT/RS), por meio do projeto Educar para Inovar, e recursos financeiros do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Inscrições e Classificação

Serão aceitas somente as inscrições de estudantes que indicarem um docente da sua instituição educacional no momento da inscrição online.  A classificação dos estudantes olímpicos ocorrerá por meio da realização de provas com quatros níveis de dificuldade, em ambiente virtual .

Os melhores classificados, tanto do Ensino Fundamental quanto do Médio, irão receber como premiação uma medalha e certificado. Os melhores colocados do Ensino Médio serão convidados a participar de uma Hackathon – evento destinado ao desenvolvimento de soluções para desafios específicos -, assim que for possível a realização de atividades presenciais.

Formação

O curso de formação de professores e estudantes  com interesse na Olimpíada foi lançado em 2019 e continua com inscrições abertas. A partir de outubro, ele será atualizado, mas quem tem interesse já pode começar a se preparar agora. Além do conteúdo digital, haverá uma série de lives para aprofundamento dos conteúdos.

Regulamento e Formulário de inscrições neste link: https://proex.uergs.edu.br/programas/polaron/regulamento

MAIS NOTÍCIAS