Notícias


Município de Turuçu recebe implantes usados como contraceptivos

Deputado, que também é médico ginecologista, voltará ao município para ministrar uma capacitação à equipe da Secretaria de Saúde
21/07/2021 Texto e foto: Prefeitura de Turuçu

Em visita ao município de Turuçu, o deputado estadual Dr. Thiago Duarte entregou ao Prefeito Ivan Eduardo Scherdien implantes subcutâneos, usados como método contraceptivo, como forma de proporcionar planejamento familiar ao município.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

Em breve, o deputado, que também é médico ginecologista, voltará ao município para ministrar uma capacitação à equipe da Secretaria Municipal de Saúde que, então, estará apta a aplicar o método nas mulheres de Turuçu que optarem pela escolha livre e consciente de quantos filhos querem ter.

O implante é um contraceptivo de longa duração colocado embaixo da pele da mulher. Após 10 dias ele estará 100% em funcionamento ajudando a paciente a decidir quando e quantos filhos quer ter durante três anos, tempo da sua durabilidade, evitando assim, o perigo de esquecer de tomar o tradicional anticoncepcional diário ou a injeção mensal.

"Tem menos efeito colateral porque a dose de remédio na corrente sanguínea é menor . Após ser aplicado em baixo da pele o hormônio é liberado de forma lenta e natural ", destaca o deputado Dr Thiago Duarte e autor do PL 143/2019 que dispõe sobre o planejamento familiar no Rio Grande do Sul. "Esse contraceptivo de longa duração é uma progesterona com eficácia maior do que os demais métodos", comentou o parlamentar.

Efeitos colaterais

Como na injeção a paciente poderá sangrar um pouquinho todos os dias por seis meses.  É normal! De cada 10 , uma vai acontecer isso . Há padrões de menstruação: de cada 10 , seis ficam sem menstruar. Três delas menstruam periodicamente e uma acaba tendo sangramento por seis meses o que não diminui a eficácia do remédio.

Alterações do peso

Não engorda. Cerca de 3% das mulheres terão aumento do apetite e 3% terão diminuição.

Contraindicação

As mulheres que não podem usar o implante subcutâneo são aquelas que fazem tratamento para tuberculose, aquelas que tomam medicação antiepiléptica  e mulheres que tiveram AVC,  infarto ou trombose.

A ONG Brasil Sem Grades doou medicamentos para as prefeituras de Turuçu,  Morro Redondo , Chuí, Capão do Leão, Santa Vitória do Palmar e Arroio do Padre.

MAIS NOTÍCIAS