Notícias


Assembleia Legislativa realiza no dia 4 de agosto audiência pública sobre acesso a banheiros na indústria calçadista

A audiência foi requisitada após o caso da jovem trabalhadora grávida que se urinou ao ser proibida de usar o banheiro durante o horário de trabalho
20/07/2021 Agência de Notícias ALRS – Foto: Divulgação

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa realiza, no dia 4 de agosto a partir das 9h30, audiência pública sobre a restrição ao uso de banheiros na indústria calçadista. A audiência foi requisitada pela deputada Luciana Genro (PSOL) após o caso da jovem trabalhadora grávida que se urinou ao ser proibida de usar o banheiro durante o horário de trabalho.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

O caso ocorreu no final de junho na fábrica da empresa Zenglein, em Novo Hamburgo. A funcionária relatou que pediu para ir ao banheiro três vezes e teve o acesso negado. Nas esteiras de produção, os trabalhadores precisam de permissão para usar o banheiro e que alguém os substitua.

Assim que o caso ocorreu, o Sindicato dos Sapateiros e Sapateiras de Novo Hamburgo e os funcionários da Zenglein passaram a realizar protestos na frente da fábrica. Após muita mobilização, foi fechado um acordo entre o Sindicato e a empresa, no início de julho. De acordo com informações do sindicato, a partir de agora os trabalhadores terão livre acesso ao banheiro e a empresa terá funcionários cuja função prioritária será substituir aqueles que precisarem sair da esteira de produção para usar o banheiro.

Mesmo com a conquista do acordo, que é um grande avanço, ainda há preocupação com as condições de trabalho em toda a indústria calçadista. A deputada Luciana Genro vem recebendo diversos relatos de que o caso não é exceção, e sim regra na indústria. "A audiência é importante para podermos debater o assunto de forma geral e pedir que esse protocolo seja adotado por todas as empresas”, afirma a deputada. A audiência será transmitida ao vivo no canal do Youtube da Assembleia.

MAIS NOTÍCIAS