Notícias


Assembleia Legislativa instala a Frente Parlamentar em Defesa das 30 horas e do Piso Salarial da Enfermagem

A proposição é do deputado Valdeci Oliveira
20/07/2021 Agência de Notícias ALRS - Foto: Guerreiro

Em evento híbrido realizado no Salão Júlio de Castilhos, na tarde da quarta-feira, dia 14 de julho de 2021, foi instalada a Frente Paramentar em Defesa das 30 horas e do Piso Salarial da Enfermagem. A proposição é do deputado Valdeci Oliveira (PT).

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

Valdeci destacou a importância dos profissionais da enfermagem para salvar vidas, o que ficou muito mais evidente durante a pandemia de coronavírus. Lembrou que, em alguns estados brasileiros, enfermeiros e enfermeiras chegam a receber menos de dois salários mínimos. "Fixar o piso salarial nacional é um reparo imprescindível que precisa ser feito agora", defendeu.

O parlamentar ainda ressaltou que aprovar as 30 horas para a enfermagem também é uma questão de justiça, já que outras categorias da Saúde, como médicos, já conseguiram regulamentar sua jornada de trabalho. Por fim, pediu apoio aos demais parlamentares da Casa para solicitarem aos senadores e deputados federais que o projeto que trata da questão (PL 2564/2020) seja votado em Brasília. Na sequência, foi exibido um vídeo do autor do projeto, senador Fabrício Contarato (Rede/ES), defendendo que a proposta seja votada pelo plenário do Senado Federal.

Representando o Sindicato dos Enfermeiros do RS, a enfermeira Claudia Franco agradeceu a instalação da Frente Parlamentar e apelou para que o projeto de lei seja colocado em discussão no Senado Federal. Falou do lobby que municípios, santas casas e planos privados fazem para que a matéria não seja aprovada e convidou a todos para manifestação a ser realizada em Brasília, no dia 5 de agosto, pelo Dia Nacional da Saúde.

Representando o Sindisaúde/RS, a técnica em enfermagem Claudete Miranda lembrou que a maioria da categoria é composta por mulheres, que acabam precisando ter mais de um emprego, além da jornada dentro de casa. Pediu que os deputados estaduais dialoguem com seus representantes na Câmara dos Deputados e no Senado Federal para que o projeto do piso e da jornada seja votado. Por fim, homenageou os trabalhadores da enfermagem que perderam a vida por causa da Covid-19.

Também se manifestaram o conselheiro federal do Conselho Federal de Enfermagem, Daniel Menezes de Souza, e a presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Rosângela Schneider. Ainda participaram os deputados Jeferson Fernandes (PT), Fernando Marroni (PT) e Faisal Karam (PSDB), além de lideranças da área da Saúde.

MAIS NOTÍCIAS