Notícias


Assembleia Legislativa recebe projeto de criação de mais unidades regionais de saneamento básico

Projeto já está disponível para consulta pública
20/07/2021 Agência de Notícias ALRS - Foto: Divulgação

Após a entrega do projeto que trata da Unidade Regional de Saneamento Básico Central (URSB Central), esta semana, o Executivo encaminhou para a Assembleia Legislativa o texto que estabelece mais três unidades no estado.

O documento foi protocolado na quinta-feira, dia 15 de julho, e prevê a criação das URSB: Sul, Nordeste, Noroeste-Litoral Norte, que contemplam 190 municípios. Somados aos da Central, totalizam as 497 cidades gaúchas.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

Sem pedido de urgência, o projeto segue para tramitação na Casa, passando pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e demais comissões relacionadas à pauta. Leia o projeto na íntegra.
 
Em junho, o presidente do Legislativo, deputado Gabriel Souza (MDB), encaminhou ofício ao governador Eduardo Leite indicando a elaboração de um projeto nestes termos. Na ocasião, o parlamentar defendeu a discussão da matéria com os municípios, que são os detentores do contrato com a Corsan.

“Esta regionalização busca uniformizar o planejamento, a regulação e fiscalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, com o intuito de ampliar a escala na execução dos serviços e criar blocos heterogêneos, nos quais a presença de municípios deficitários é compensada pela de superavitários, tornando-os atrativos a investidores – públicos ou privados”, explicou.

Projeto passará por consulta pública a partir desta sexta

Com o objetivo de promover a discussão sobre o tema, a partir da sexta-feira, dia 16 de julho, o projeto de lei nº 234/2021 que cria as unidades regionais de saneamento básico, estará disponível para consulta pública no site www.al.rs.gov.br/consultapublica.

No link, a população poderá opinar e deixar suas contribuições sobre a matéria até o dia 12 de agosto. Também poderá enviar suas considerações sobre o projeto de lei nº 210/2021, que cria a URSB Central. O texto foi publicado esta semana e segue para consulta até o dia 9 de agosto. Acesso a página e participe.

MAIS NOTÍCIAS