Notícias


Exposição da artista Maria Lucina Busato Bueno entra em cartaz na Galeria Virtual do Sesc/RS nesta terça, dia 20

Artista usa pigmentos naturais da região de Passo Fundo na produção de tintas alternativas para suas obras
20/07/2021 Moglia Comunicação Empresarial – Foto: Divulgação

Com a exposição Figura Humana e Natureza na obra de Maria Lucina, a artista Maria Lucina Busato Bueno, moradora de Passo Fundo, entra em cartaz na Galeria Virtual do Sesc/RS nesta terça-feira, dia 20 de julho. A mostra, que estará disponível no site www.sesc-rs.com.br/galeriavirtual, traz 11 pinturas com tintas naturais que datam de 1984 em diante.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

Revelando a passagem do tempo sem perder a característica da cor natural, as obras são consequências criativas que resultam de testagens, sistematizações e pesquisa de muitos anos de trabalho. Os pigmentos minerais e vegetais foram coletados principalmente na região de Passo Fundo, mas também em outros lugares, quando há interesse na cor.

Natural de Casca, Maria Lucina é pintora, arte educadora e pesquisadora. É graduada em Licenciatura em Desenho e possui pós-graduação em Arte, Teoria e Métodos, ambas pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Foi professora da rede estadual e atuou como docente da Faculdade de Artes e Comunicação da UPF por 27 anos.

Além de pinturas com tintas tradicionais, desenvolve pesquisa com pigmentos naturais da região de Passo Fundo para a produção de tintas alternativas para uso artístico e didático. Participa de atividades artísticas, salões de arte, exposições em diversas cidades gaúchas, capitais brasileiras e no Exterior.

A Galeria Virtual do Sesc/RS, que tem como objetivo potencializar a relação das artes visuais com diferentes públicos e valorizar os artistas gaúchos, apresenta uma exposição diferente por mês até dezembro.

Com abordagens e técnicas diversificadas, cada artista mostra parte de seu acervo, compondo uma exposição com audiodescrição e encontros virtuais durante o ano. Como uma galeria física, o espaço virtual contém diversas salas com exposições que ficarão abertas para visitação até o final do ano, disponíveis para acesso a qualquer momento. 

MAIS NOTÍCIAS