Notícias


Ministério Público, em Santa Rosa, adere ao Projeto Alquimia II

Restaurar e destinar a estudantes em situação de vulnerabilidade celulares apreendidos com a criminalidade
19/07/2021 Texto e foto: Ascom Ministério Público

O Ministério Público em Santa Rosa, por meio da promotora de Justiça Cristiane Mello De Bona, da 2ª Promotoria de Justiça Criminal, aderiu ao Projeto Alquimia II.

A iniciativa tem como objetivo restaurar e destinar a estudantes em situação de vulnerabilidade celulares apreendidos com a criminalidade, possibilitando que os alunos acompanhem as aulas remotas.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

“Em Santa Rosa, o projeto já está na fase de verificação dos processos em que há celulares apreendidos, inclusive com alguns perdimentos já decretados pela Justiça e prestes a serem encaminhados para restauração”, detalha a promotora.

Criado no ano passado, em Osório, o Alquimia II logo foi replicado por outras promotorias de Justiça, entretanto, em alguns municípios do Interior, havia dificuldades em encontrar mão de obra especializada em fazer os reparos e formatar os aparelhos.

Para transpor esse obstáculo, o MPRS assinou, em 12 de janeiro deste ano, um termo de cooperação com a PUCRS, que prevê a restauração destes celulares e a instalação dos aplicativos necessários para acompanhamento das aulas virtuais.

Também foi firmada uma parceria com as universidades URI e Unijuí para esse trabalho. Celulares sem essas funcionalidades são recondicionados para uso do corpo docente das escolas na organização das atividades curriculares.

Além de ser replicado nos municípios gaúchos, o projeto ganhou notoriedade nacional e também foi implementado pelo Ministério Público do Mato Grosso do Sul (MPMS).

MAIS NOTÍCIAS