Notícias


Professores de 48 cidades participam do Seminário Diálogos Multiculturais, promovido pelo Sesc Santa Rosa

Nove palestras on-line abordarão as culturas afro-brasileira e indígena nos dias 19 e 20 de julho
19/07/2021 Moglia Comunicação Empresarial – Foto: Divulgação

Com o objetivo de capacitar professores para abordar as temáticas das culturas afro-brasileira e indígena na escola, o Seminário Diálogos Multiculturais será realizado pelo Sesc Santa Rosa em 19 e 20 de julho.

O evento, que acontece das 8h às 17h30 nos dois dias, terá a participação de mais de 6,7 mil educadores de 48 municípios gaúchos. Serão oferecidas nove palestras on-line, incluindo encontros introdutórios já realizados, em que serão apresentados os temas Literatura Negra, Literatura Negra Feminina, Griôs Africanos, Bonecas Abayomi, Poéticas Periféricas, Área Indígena e Cosmologias Indígenas Guaranis e Kaingangs.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

O seminário oferece conteúdo para atender às determinações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação para as Relações Étnico-Raciais e das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que incluíram no currículo oficial da rede de educação a obrigatoriedade das temáticas “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Além de promover o ensino desses tópicos, a legislação também incentiva o resgate das contribuições desses dois grupos étnicos nas áreas social, econômica e política do país.

Participam do evento, educadores de Sede Nova, Horizontina, Barra do Guarita, São Martinho, Redentora, Campina das Missões, Três Passos, Tuparendi, Independência, Porto Lucena, Três de Maio, Tucunduva, Porto Vera Cruz, Tenente Portela, Humaitá, Vista Gaúcha, Alto Alegre, Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Condor, Cruz Alta, Selbach, Tupanciretã, Montenegro, Brochier, Tabaí, São José do Sul, Salvador do Sul, Osório, Palmares do Sul, Xangrilá, Capão da Canoa, Imbé, Coronel Barros, Catuípe, Cristal, Sertão Santana, Maçambará, Sério, Mostardas, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar, Boqueirão do Leão, Roque Gonzales, São Pedro do Butiá, Bossoroca, Manoel Viana e Nova Santa Rita.

Seminário Diálogos Multiculturais

Data: 19 e 20/07

Transmissão: canal do Sesc/RS no Youtube, exclusivo para professores inscritos.

Confira a programação:

19/07 (Segunda-feira)

8h: Literatura Negra – Ronald Augusto

10h30: Literatura Negra Feminina – Lilian Rocha

14h: Griôs Africanos – Jonatan Ortiz Borges

15h30: Bonecas Abayomi – Clarice Tomaz

20/07 (Terça-feira)

8h: Poéticas Periféricas – Richard Serraria, Chiquinho Divilas e Cristina Rosa

10h30: Área Indígena – Xadalu Tupã Jekupé e a indígena Ara Poty Maria Ortega

14h: Cosmologia Indígena Guarani – Douglas Barbosa

15h30: Cosmologia Indígena Kaingang – Joseane Sales

MAIS NOTÍCIAS