Notícias


Emissão de alerta de aumento de casos de raiva herbívora, em Sertão Santana

O alerta foi emitido com base em situações registradas no estado
19/07/2021 Texto e foto: Prefeitura de Sertão Santana

A Secretaria Municipal de Saúde de Sertão Santana através da Vigilância em Saúde/Ambiental com a Inspetoria Veterinária Estadual, emite uma nota de alerta de aumento de casos de raiva herbívora no estado do rio grande do sul e em alguns municípios da regional.
 
Recentemente a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul emitiu alerta sanitário para raiva de herbívoros e está orientando os produtores rurais a vacinar ou revacinar seu rebanho e vacinar principalmente cães e gatos  para prevenir a doença.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

Houve um grande aumento de casos de janeiro a junho deste ano, onde foram registrados 17 focos da doença em 13 municípios, e possível evolução de focos em mais 28 cidades gauchas e recentemente um caso positivo em uma propriedade de sertão Santana.

O alerta foi emitido com base em situações registradas no estado, como a incidência de agressões do morcego hematófago Desmodus rotundus a herbívoros, sem que tivesse havido conhecimento e identificação de refúgios.

Alguns esconderijos habituais dos morcegos são troncos ocos de árvores, cavernas, fendas de rochas, furnas, túneis e casas abandonadas, entre outros.

A orientação aos produtores rurais é de que, ao localizarem novos refúgios de morcegos hematófagos, não tentem capturá-los por conta própria.

A recomendação é de que comuniquem imediatamente a localização desses refúgios aos órgãos de defesa agropecuária do município, que têm profissionais capacitados para a tarefa e vacinados contra raiva.

MAIS NOTÍCIAS