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Caixa Econômica Federal enviará informações para beneficiários do auxílio emergencial via whatsapp

Banco passará a enviar mensagens informativas e impessoais com dados do programa
18/07/2021 Ascom Caixa Econômica Federal – Foto: Divulgação

Em uma parceria inédita no país, a CAIXA passará a enviar informações para os beneficiários do Auxílio Emergencial por meio de uma conta oficial e verificada no WhatsApp. Desenvolvido gratuitamente para a CAIXA, o canal será utilizado para informar os beneficiários sobre a disponibilidade da assistência e liberação para saque em dinheiro, entre outros. As mensagens enviadas terão caráter informativo e impessoal, contendo, por exemplo, a data dos calendários de crédito e saque do benefício.

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As mensagens serão enviadas exclusivamente pelo número 0800 726 0207, o CAIXA Cidadão. Apenas os beneficiários com o celular cadastrado no CAIXA Tem receberão as mensagens. O envio será feito de maneira escalonada e somente após a aceitação dos beneficiários para receber as informações por meio deste canal. O conteúdo será enviado regularmente aos que aceitarem o serviço.

O presidente da CAIXA, Pedro Guimarães, destaca a importância da parceria e como ela favorece a política de crédito do banco para pessoas que, hoje, não têm acesso a uma taxa de juros justa no mercado bancário.

“A parceria com o Whatsapp vai melhorar o fluxo de informação para os beneficiários do Auxílio Emergencial e demais programas sociais do governo federal. Este novo serviço também vai ser muito importante para a estratégia da CAIXA de oferecer microcrédito para os clientes das contas Poupança Digital, que terão condições de obter recursos com uma taxa de juros reduzida, que será a menor do Brasil em microcrédito”, diz.

“O WhatsApp tem muito orgulho de participar de uma iniciativa pioneira e de impacto social tão significativo como essa, contribuindo ativamente para uma comunicação simples, segura e acessível com os beneficiários do Auxílio Emergencial. Em um momento tão delicado como este, é muito importante que os beneficiários evitem aglomerações e tenham informações confiáveis de forma fácil, na palma da mão”, afirma Dario Durigan, Head de Políticas Públicas do WhatsApp no Facebook Brasil.

A CAIXA ressalta que nenhum dado pessoal ou senha será solicitado por meio deste canal e que mantém uma página exclusiva www.caixa.gov.br/seguranca com informações sobre os principais tipos de golpes e fraudes referentes ao sistema financeiro, além de orientações sobre como os beneficiários devem proceder caso, eventualmente, sejam vítimas de um deles.

O banco também reforça que é importante que os cidadãos utilizem única e exclusivamente seus canais oficiais para buscar informações e acesso aos serviços, jamais compartilhando dados pessoais, como usuário de login e senha.

Abaixo, seguem algumas dicas de cuidados que devem ser tomados:

Verifique o selo de autenticidade do canal da CAIXA no WhatsApp;

Desconfie de qualquer solicitação de dados ou informações pessoais de contatos se fazendo passar pela CAIXA;

Certifique-se que o endereço do site, o aplicativo instalado no seu celular e os perfis nas redes sociais são os canais oficiais da CAIXA;

Não forneça senhas ou dados de usuário em sites ou aplicativos não oficiais;

A CAIXA não envia SMS nem mensagem no WhatsApp com links e só envia e-mails após autorização do cliente;

Nunca clique em links suspeitos, que podem levar à instalação de programas espiões, que ficam ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário;

Fique atento a qualquer atividade e situação não usual e, principalmente, não clique em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso ou desbloqueio de contas, atualização de cadastro e valores a receber;

Desconfie de informações sensacionalistas e de “oportunidades imperdíveis”;

Utilize sempre navegadores e antivírus atualizados;

A CAIXA jamais pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página;

Use somente o teclado virtual para digitar a sua assinatura eletrônica;

A CAIXA não solicita ao cliente o desbloqueio ou cadastramento de novos dispositivos móveis (celulares);

A CAIXA não envia empregado ou motoboy para recolher cartões;

Fique atento ao ser abordado em redes sociais por perfis falsos se passando pela CAIXA, sempre verifique se o perfil é oficial.
 
A parceria inédita entre CAIXA e WhatsApp prevê o envio de 500 milhões de mensagens e não haverá qualquer custo para o beneficiário. O anúncio pode ser conferido no link.

Assessoria de Imprensa da CAIXA

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