Notícias


Estão abertas as inscrições para a 38º Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul

Ocorrerá, simultaneamente com a Expointer, de 4 a 12 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio
18/07/2021 Assessoria de Comunicação Social FGTAS – Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para a 38º Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs), que ocorrerá, simultaneamente à Expointer, de 4 a 12 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

Artesãos individuais cadastrados no Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) poderão se inscrever, de 15 a 27 de julho, no site: https://www.fgtas.rs.gov.br/expoargs-2021. Os candidatos interessados em expor e comercializar seus produtos no evento devem preencher o formulário eletrônico de inscrição e anexar os seguintes documentos:

- cópia da Carteira de Artesão do PGA (dentro do prazo de validade);

- de 5 a 10 fotos das peças artesanais que pretende comercializar, de diferentes ângulos, em arquivo de imagem com nitidez e resolução suficientes para avaliação; caso o artesão trabalhe com mais de uma matéria- prima, deverá enviar de 5 a 10 fotos de cada matéria-prima;

- declaração de Cessão de Direito de Uso de Imagem assinada;

- Termo de Compromisso Pessoa Física assinado.

Após o período de inscrições, terá início o processo de triagem, que será realizado por uma Comissão de Seleção, composta por três integrantes indicados pela Coordenação do Programa Gaúcho do Artesanato e designada pela Direção da FGTAS.

A seleção obedecerá aos seguintes critérios de avaliação: porcentagem de trabalho manual, matéria-prima, conhecimento da técnica, estética, produto final, personalidade no estilo e critérios no desenho; além da diversidade e da representatividade dos produtos e matérias primas a serem expostos, de acordo com as características da feira e do público consumidor.

A relação prévia de selecionados será divulgada no dia 11 de agosto e a lista final, no dia 18 de agosto. Mais informações sobre a Expoargs podem ser obtidas através do telefone: (51) 3226-3055.

Histórico da Expoargs

Em 2020, a maior feira de artesanato gaúcho foi cancelada e realizada apenas virtualmente, devido à pandemia. A 1ª Exposição Virtual de Produtos de Artesanato do RS contou com a participação de 56 artesãos e a exposição de 166 itens, além de atividades de capacitação e de orientação.

Já a última edição presencial do evento ocorreu em 2019. Na ocasião, a 36ª Expoargs contabilizou a venda de 37.333 produtos, que somaram R$ 1.385.000. Ao todo, 184 artesãos de 52 municípios comercializaram seus produtos no evento.

A Expoargs é promovida anualmente pela FGTAS, através do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), simultaneamente à Expointer. O PGA incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização.

O Programa é responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos. É desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), instituição vinculada à Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social (STAS).

MAIS NOTÍCIAS