Notícias


Sarau Especial de 21 de julho recebe o espetáculo ELAS, com Loma e Tatiéli Bueno

O show online, a partir de 19h, pode ser acompanhado pela TV AL, YouTube e redes sociais e no Bairrista
18/07/2021 Agência de Notícias ALRS - Foto: Divulgação

O Vestíbulo Nobre do Palácio Farroupilha recebe, no dia 21 de julho, às 19 horas, o Sarau do Solar Especial HeForShe, com as cantoras Loma e Tatiéli Bueno, no espetáculo "ELAS". O show online pode ser acompanhado pela TV AL, YouTube e redes sociais e no Bairrista.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

O Espetáculo musical é uma parceria com o Comitê Gaúcho HeForShe, na campanha "Máscara Roxa", que possibilita às mulheres vítimas de violência doméstica fazerem denuncias em farmácias, justamente para que se combata o elevado número de casos verificados neste período de pandemia, quando as mulheres convivem mais tempo com os agressores.

Por esse motivo, a ONU Mulheres recomendou que os países criassem políticas que facilitassem a denúncia, envolvendo as farmácias. No RS, o Comitê Gaúcho ElesPorElas organizou a Campanha Máscara Roxa, tornando o estado o primeiro do Brasil a ter essa iniciativa.

O movimento HeForShe foi criado pela ONU Mulheres e entidades das Nações Unidas para a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres, num esforço global para envolver a sociedade na remoção de barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial, e ajudar homens e mulheres a modelarem juntos uma nova sociedade.

Estão no repertório do show músicas de diversos compositores brasileiros e que fazem referência não só a figura feminina, mas também suas lutas, verdades e resiliências, como  "Tigresa" (Caetano Veloso); "Olhos nos Olhos" (Chico Buarque);  "Velha Louca" (Malu Magalhães); "Alma Feminina" (Mikael Mutti/Aila Menezes); "Xote das Meninas" (Luiz Gonzaga/Zé Dantas); "O Meu Lugar" (Loma Pereira/Cao Guimarães/Rene Duque).

Elas são acompanhadas pelos músicos Éder Bergozza (Piano); Tiago Andreola (Contrabaixo); Mateus Mussato (Bateria) e Karina Comin (Guitarra/Violão).

As artistas

Loma Berenice Gomes Pereira, cantora gaúcha de larga trajetória profissional, há mais de 40 anos, foi a homenageada especial de 2019 no Prêmio Açorianos de música. O prêmio se deu pelo conjunto da obra que teve início nos anos 1970, quando começou a interpretar Música Popular Brasileira (MPB), passando em seguida para música nativista, afro-gaúcha e latino-americana.

A artista descobriu seu dom para a música aos 12 anos, no coral da extinta escola Jesus de Nazaré de Porto Alegre. Hoje, aos 65 anos de idade, Loma conquistou seu espaço no Rio Grande do Sul, por grandes participações em projetos culturais com foco na musicalidade de raízes regionais. Recebeu indicação Cantora Regional ao Prêmio Sharp de Música Brasileira; conquistou os Prêmios Açorianos de Música pelo CD Além Fronteiras e melhor intérprete de MPB: dirigiu o espetáculo “Mulher De Lua” ao qual elencou representações femininas gaúchas e nacionais ao Projeto SESC MULHER em Porto Alegre. Vencedora de vários festivais de música no RS e Brasil.

Tatiéli Bueno dedica à Loma grande admiração e teve a honra de ser amadrinhada por ela no seu  primeiro disco. Desde então, as duas vivem a amizade e a cumplicidade para além da música. Já dividiram o palco em diversas apresentações e , no projeto "ELAS" mostram a diversidade musical, com a sofisticação e atmosfera da MPB, onde o repertório é repleto da representatividade feminina, que descreve qualidades, características e histórias que traduzem a realidade e a força da mulher.

Tatiéli Bueno foi agraciada com o Prêmio Trajetórias Mestra Griô Sirley Amaro (2021) e Prêmio Vitor Mateus Teixeira (2018) categoria Melhor Cantora; eleita uma das três melhores cantoras gaúchas pelo G1 (2018 e 2020); foi homenageada recentemente (junho 2019) pelo Município e Câmara de Vereadores de Dois Lajeados, sua cidade natal, pelo trabalho desenvolvido e por levar o nome da cidade por onde passa. Foi indicada ao Prêmio Açorianos de Música (2015/2016), em três modalidades “Melhor Álbum”, “Melhor Intérprete” e “Artista Revelação” com o CD “Sensibilidade”.  Participou de diversos eventos culturais e registros musicais com grandes nomes da música do Rio Grande do Sul como: Neto Fagundes, Luiz Marenco, Daniel Torres, Loma, Shana Muller, Sperandires, Tchê Guri, Cristiano Quevedo, entre outros, com performances nos palcos de todo o país. Em suas produções destacam-se: Show Sul-Americano, Tributo a Mercedes Sosa e Universo Feminino.

SERVIÇO

O Sarau Especial de 21 de julho recebe o espetáculo "Elas" com as cantoras Loma e Tatiéli Bueno
Dia 21 de julho, às 19 horas

ONDE ASSISTIR

Transmissão pela TV Assembleia CANAL 11.2
Mídias sociais do Parlamento Gaúcho (Facebook e YouTube).
O Bairrista também transmitirá ao vivo o espetáculo

MAIS NOTÍCIAS