Notícias


Brigada Militar e Polícia Civil deflagraram Operação Forças Integradas para cerco a crimes contra a vida

Intensificação da ação ocorrerá em Caxias do Sul, Porto Alegre e Passo Fundo, a partir da análise estatística do RS Seguro
16/07/2021 Texto e foto: Polícia Civil

Com o objetivo manter o decréscimo observado nos indicadores criminais ao longo dos últimos dois anos, sobretudo os crimes violentos letais intencionais (homicídios, latrocínios e feminicídios), a Brigada Militar e a Polícia Civil deflagraram, na quarta-feira, dia 14 de julho de 2021, com apoio da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), a Operação Forças Integradas.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

A mobilização vai intensificar a presença policial preventiva, repressiva e investigativa em bairros de Caxias do Sul, Passo Fundo, Porto Alegre e pontos da Região Metropolitana, a partir da estratégia de foco territorial do Programa RS Seguro.

O lançamento da operação acontecerá na Academia de Polícia Militar (APM), no Complexo de Ensino da Brigada Militar – Av. Aparício Borges, 2.001, Porto Alegre –, às 16h30min. O vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, acompanha o briefing ao efetivo envolvido.

Em respeito aos protocolos de prevenção contra a Covid-19, o ato ocorrerá em ampla área aberta, com observação das normas de distanciamento, disponibilização de álcool em gel e uso obrigatório de máscaras. Os veículos de imprensa que desejarem poderão acompanhar presencialmente, com uma equipe cada e observação das medidas de proteção contra o coronavírus.

A ofensiva terá a atuação de policiais militares de quatro Batalhões de Polícia de Choque (1º BPChq – Porto Alegre, 2º BPChq – Passo Fundo, 3º BPChq – Santa Maria e 4º BPChq – Caxias do Sul), das Forças Táticas das unidades operacionais com responsabilidade territorial nas cidades alvo, simultaneamente com efetivos dos Comandos de Policiamento da Capital (CPC) e Metropolitano (CPM), da Serra e do Planalto. Haverá ainda apoio de integrantes do 6º BPChq, de Uruguaiana, como primeira atividade após treinamento recentemente concluído e que permitirá a instalação da nova unidade na Fronteira Oeste, que deve ser inaugurada nos próximos meses. Também participam alunos-soldados, que serão empregados em estágio operacional nos finais de semana em pontos de visibilidade.

A Polícia Civil participa com a troca de dados de inteligência e em ações conjuntas para cumprimentos de mandados de busca e apreensão, de prisão, além de fiscalização de estabelecimentos e veículos. As ações contarão com equipes volantes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), além de reforço em plantões nos municípios envolvidos para recebimento e registro de eventuais flagrantes e ocorrências.

A estratégia é intensificar a integração entre as forças de segurança na aplicação prática de recursos policiais, dentro do planejamento do Programa RS Seguro. A partir do monitoramento permanente realizado pela Gestão de Estatística em Segurança (GESeg) em 23 municípios priorizados, identificou-se a necessidade de ampliar temporariamente os esforços em alguns bairros de Caxias, da Capital e de Passo Fundo, para frear a ocorrência de crimes contra a vida, com concentração verificada nesses locais na primeira metade de julho.

Com essa análise estatística, os órgãos conseguem aumentar a eficiência do trabalho de policiamento, nos horários e locais onde há maior vulnerabilidade, bem como a busca por informações que qualifiquem as investigações em curso.

Ao longo da madrugada, as atividades da operação, com cumprimento de mandados pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), resultou na prisão de 11 suspeitos - cinco na Capital e seis em São Leopoldo.

MAIS NOTÍCIAS