Notícias


OSPA interpreta sucessos de Piazzolla e De Falla, neste sábado, dia 17 de julho de 2021

Sob regência de Evandro Matté, concerto também terá solistas Dunia Elias e Carlitos Magallanes
15/07/2021 Assessoria de Comunicação da OSPA – Foto: Divulgação

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), apresenta um concerto repleto de músicas consagradas de Astor Piazzolla. Será a segunda homenagem da OSPA ao centenário do compositor, que teve algumas peças interpretadas no dia 3/7, com grande procura de público.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

Desta vez, a pianista Dunia Elias e o bandoneonista Carlitos Magallanes se juntam à orquestra, sob regência de Evandro Matté. A apresentação é neste sábado, dia 17 de julho de 2021, às 17h, com transmissão ao vivo pelo YouTube e público presencial limitado a 15% da capacidade da Sala de Concertos da Casa da OSPA. O ingresso pode ser trocado por 1kg de alimento não perecível (mais detalhes no serviço).

No programa do concerto estão obras marcantes que aliam tango à música de concerto, como “Adiós Nonino”, escrita por Piazzolla para o seu pai, duas das famosas quatro estações portenhas, “Primavera Porteña” e “Invierno Porteño”, além de “Lo que Vendrá”, “Libertango” e “Oblivion”.

“Considero Piazzolla um dos grandes gênios da música mundial. Era um compositor inquieto, que buscava muita informação, revolucionou uma música voltada para dança com novos elementos, além de ser um instrumentista virtuoso”, opina Evandro Matté, adiantando que em dezembro a OSPA voltará a homenagear o compositor argentino.

Os dois solistas, Carlitos Magallanes (bandoneón) e Dunia Elias (pianista), têm uma parceria afinada ao longo de anos no grupo Tango’s Show, que também conta com o contrabaixista da OSPA Antônio Guaracy Guimarães. “Tocamos juntos há muito tempo”, conta Dunia, “fui pegando a linguagem do tango, que é algo complexo porque existe a questão ‘extra piano’, ou seja, é preciso tocar piano com o sotaque do tango”. A dupla também toca com a orquestra a milonga “Nocturna”, escrita por outra grande referência da música argentina, Julián Plaza (1928 – 2003).

Completa o repertório um clássico de Manuel de Falla, considerado o maior compositor espanhol do início do século XX. Assim como Piazzolla, De Falla levou para a música de concerto elementos da música popular de seu país natal – no seu caso, a Espanha. A OSPA apresentará a versão suíte para o balé “El Amor Brujo”, obra que inspirou o filme homônimo do diretor espanhol Carlos Saura, com coreografia de Antonio Gades. Composto especialmente para a bailaora Pastora Imperio, em 1914, o balé traz elementos da música folclórica da Andaluzia para contar a lenda de um fantasma ciumento que assombra a sua amada, a jovem cigana Candelas, e tenta impedir que ela corresponda a um novo amor.

Visita segura

Em acordo com as orientações do Governo do Estado do RS referentes à pandemia da Covid-19, o concerto seguirá os seguintes protocolos de segurança: ocupação de 15% da capacidade da Casa da OSPA, disponibilização de álcool gel aos visitantes, uso obrigatório da máscara, medição de temperatura na entrada, distanciamento social nos espaços de passagem e na ocupação das poltronas da Sala de Concerto. Também é possível acompanhar os concertos da OSPA gratuitamente e ao vivo pelo canal da orquestra no YouTube e pela plataforma #CulturaEmCasa.

Sobre Evandro Matté (regente – Brasil)

É diretor artístico e maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro e do Festival Internacional SESC de Música, em Pelotas. Realizou sua formação musical na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na University of Georgia (Estados Unidos) e no Conservatoire de Bordeaux (França). Desde 2006, atua como regente e, como convidado, já esteve à frente de orquestras de Uruguai, Argentina, China, Portugal, República Checa, Croácia, Alemanha, Itália, Colômbia e Estados Unidos. Em 2019, foi condecorado pelo Ministério da Cultura da França pelo desenvolvimento das artes francesas em seu domínio artístico.

Sobre Carlitos Magallanes (bandoneon – Uruguai)

O bandoneonista uruguaio radicado em Porto Alegre Carlitos Magallanes já tocou com grandes artistas e orquestras do Rio Grande do Sul, além de participar das trilhas sonoras dos filmes “Sal de Prata” e “Netto Perde sua Alma”. Atua também como produtor de festivais nativistas, produtor discográfico e compositor. É diretor do grupo Tango’s Show, com Dunia Elias. Gravou quatro CDs de tango com Carlos Garofali e, em 2017, recebeu o primeiro disco de ouro de tango no Brasil.

Sobre Dunia Elias (piano – Brasil)

Dunia Elias é pianista e compositora. Atua tanto na música de concerto como na popular, em apresentações de música de câmara, solos com orquestra, trilhas para cinema mudo, como atriz-pianista (Brecht-Weill) e tocando suas próprias composições, que já foram premiadas em diversos festivais. Integrava o Trio Libertango, com Daniel Wolff e Ricardo Pereyra, e hoje é pianista do espetáculo “TãnTãngo”, de Hique Gomez, e do Tango’s Show, com Carlitos Magallanes.

MAIS NOTÍCIAS