Notícias


Câmara Municipal de Camaquã prorroga prazo para inscrição no Programa Vereador Mirim 2019

Os alunos podem enviar a redação até às 15h do dia 22 de novembro
13/11/2019 Ascom Câmara de Vereadore / Júlio Souza - Foto: Júlio Souza

A Câmara Municipal de Camaquã prorrogou o prazo para inscrição no Programa Vereador Mirim 2019. Sendo assim, os alunos podem enviar a redação até às 15h do dia 22 de novembro. O edital do concurso, que tem a segunda edição neste ano, foi lançado no dia 1º de novembro.

A atividade educativa contempla todas as escolas de Camaquã – municipais, estaduais e privadas – e é voltada para alunos que estejam cursando do 6º ao 9º ano. Neste caso, 33 escolas estão aptas a apresentar aos alunos a ideia com o objetivo de despertar o interesse de participação deles no programa.

O que é o Programa Vereador Mirim?

O Programa Vereador Mirim foi criado no ano passado em Camaquã, pelo Poder Legislativo. A atividade pretende promover a relação entre a Câmara Municipal e as escolas sediadas no Município e aguçar a participação cidadã dos estudantes. Os alunos que estejam regularmente matriculados  do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental poderão participar, por meio de um concurso de redação, e apresentar ideias para o desenvolvimento municipal.

Um grupo de 15 estudantes, o mesmo número de parlamentares, irá compor a Câmara Mirim e desenvolverá projetos para melhorar a vida das pessoas. O mandato simbólico dos vereadores mirins será de um ano e terá, entre outras atividades, reuniões preparatórias e uma Sessão Solene ainda sem dada marcada.

Como participar?
 
Os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental serão orientados, nas escolas que quiserem participar do programa, a escrever uma redação de no máximo 30 linhas. Cada instituição de ensino participante avaliará as redações internamente e enviará apenas uma para a Câmara Municipal.

Em 2019 as redações têm a temática “Vereador: cidadania e trabalho por uma cidade melhor”. Após o recebimento de uma redação, por cada escola que aderir ao Programa Vereador Mirim, uma comissão avaliadora, formada por professores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL), examinará os trabalhos e apontará os 15 melhores. Após isso, os nomes dos 15 vereadores mirins serão divulgados no dia 16 de dezembro.

Caso a escola avalie como necessário haverá a realização de oficinas de subsídio à redação pela Ouvidoria. Para a escola interessada receber a oficina deverá contatar o Setor de Ouvidoria Legislativa, e se informar sobre a disponibilidade de agenda e local.

Como a escola vai enviar a redação escolhida?
 
Após a escolha interna da redação a direção da escola deverá entregar, presencialmente, ou encaminhar via o e-mail ouvidoria@camaracq.rs.qov.br,  até às 15h do dia 22 de novembro de 2019, o texto na Ouvidoria da Câmara Municipal – Rua: João de Oliveira, nº 147, Centro – junto com a ficha de inscrição do aluno, preenchida e assinada pela própria direção da instituição de ensino, e ainda, pelo pai, mãe ou responsável pelo aluno.

Os textos enviados digitalizados deverão ser claros, de fácil leitura, e a via original deverá ser apresentada na Ouvidoria Legislativa, para conferência de autenticidade do documento, até às 12h do dia 13 de dezembro. Caso a via original não seja entregue até o prazo mencionado, o aluno será desclassificado.

Informações

Em caso de dúvidas, contate a Câmara Municipal de Camaquã pelo e-mail: ouvidoria@camaracq.rs.gov.br ou ligue (51) 3671-7518, (51) 99983-9377,  e fale com a coordenadora do Memorial da instituição, Andréia Becker. O horário de funcionamento se estende das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, exceto nos finais de semana e nos feriados.

Cronograma do Vereador Mirim 2019

> Lançamento do edital no dia 1º de novembro

> Envio das redações selecionadas até às 15h do dia 22 de novembro, em primeira chamada,  com opção de envio digital para o e-mail oficial da Ouvidoria Legislativa - ouvidoria@camaracq.rs.qov.br ;

> Entrega das redações selecionadas até 13 de dezembro; em segunda chamada, último prazo para entrega presencial;

> Correção e avaliação, por parte da Comissão Avaliadora, das redações selecionadas até 16 de dezembro

> Divulgação dos resultados em 16 de dezembro

> Reunião Preparatória dos Vereadores Mirins dia 19 de dezembro

> Sessão Solene do Programa Vereador Mirim no decorrer de 2020

MAIS NOTÍCIAS