Notícias


Estado e Prefeitura de Santa Maria entregam ao Exército protocolo de intenções para viabilizar escola militar no município

Leite e Pozzobom se comprometeram a garantir tudo o que for preciso para construir a escola em Santa Maria
09/07/2021 Texto: Vanessa Kannenberg | Edição: Secom - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Mais um passo foi dado para que o Rio Grande do Sul seja sede da nova escola para formação e graduação de sargentos de carreira do Exército.

Durante a visita do comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, ao Palácio Piratini, na terça-feira, dia 6 de julho de 2021, o governador Eduardo Leite e o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, assinaram e entregaram um protocolo de intenções entre o Estado e o município com o objetivo de somar esforços para viabilizar a instalação da escola.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

“Não vamos poupar esforços, aqui no Rio Grande do Sul, para trazer a nova escola para cá. Só digo isso porque consideramos importante e porque temos capacidade para fazer o que for necessário”, destacou o governador.

“Nós gaúchos temos uma íntima ligação com a vida da família militar e, após reformas estruturantes importantes no governo, estamos investindo fortemente em melhorias, seja em infraestrutura com voos regionais e obras viárias, seja em saneamento, segurança e educação. Além disso, a prefeitura está comprometida com investimentos no município e temos apoio da bancada federal para fazer ainda mais, pois este é, para nós, um projeto estratégico para o Rio Grande do Sul”, completou Leite.

Inicialmente competindo com outros 15 municípios brasileiros, Santa Maria está entre os três cotados para receber a nova Escola de Sargentos das Armas (ESA). A primeira finalista a ser visitada será a cidade gaúcha, para onde o comandante se deslocou depois dos compromissos na capital. Após, o general irá a Ponta Grossa, no Paraná, e Recife, em Pernambuco, conhecer as estruturas dos municípios concorrentes. A decisão pode ser anunciada em agosto.

O objetivo do Exército é construir uma escola única, capaz de agregar a atual formação de sargentos feita de forma descentralizada em diferentes locais do país, reunindo cerca de 2,2 mil alunos. De acordo com o comandante Paulo Sérgio, a expectativa é de que a instituição envolva mais de 3 mil pessoas e seja capaz de injetar cerca de R$ 300 milhões por ano na economia do local onde for construída.

Para isso, Santa Maria está disponibilizando um terreno com área mínima de 2 quilômetros quadrados próximo ao espaço urbano para a construção do prédio destinado às atividades teóricas e outro de 50 quilômetros quadrados anexo para as práticas de ensino. O investimento do Exército é estimado em R$ 1 bilhão.

Pozzobom exibiu vídeos e destacou características e a qualidade do município para receber a ESA, como a facilidade de acesso a todo o Estado e países da América Latina, voos regionais, custo de vida relativamente baixo, excelentes hospitais, uma das melhores universidades federais do país, a UFSM, ótimas escolas e bons níveis de segurança pública, além de previsão de investimentos.

“Assinamos hoje e entregamos não apenas um protocolo de intenções, mas um contrato de resultados. O Estado e a prefeitura estão se comprometendo em entregar obras, fazer melhorias na infraestrutura estadual e municipal, além de garantir tudo o que for preciso para construir a escola. Não se trata apenas do que queremos fazer. Garantimos que Santa Maria e o Rio Grande do Sul estão prontos para recebê-los”, afirmou Pozzobom.

MAIS NOTÍCIAS