Notícias


Prorrogadas até 31 de julho as inscrições ao Prêmio Lila Ripoll de Poesia 2021

Instituído pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul em 2004, a premiação está na 15ª edição
05/07/2021 Agência de Notícias - Foto: Divulgação

As inscrições ao Prêmio Lila Ripoll 2021 foram prorrogadas até o dia 31 de julho. Instituído pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul em 2004, a premiação está na 15ª edição. O regulamento do certame está disponível em  al.rs.gov.br/premios.

A premiação tem o intuito de fomentar o desenvolvimento cultural e estimular a criação artística, por intermédio da divulgação e valorização da poesia dedicada às causas sociais e às questões de gênero, bem como dar visibilidade a novos talentos literários.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

Inscrições

As inscrições devem ser efetuadas enviando poesias para a caixa de correio eletrônico lila.ripoll@al.rs.gov.br , informando no campo "Assunto" a frase "Prêmio Lila Ripoll 2021". Mais informações podem ser obtidas pelo telefones: (51) 3210-2924.

Os candidatos podem apresentar até três poesias inéditas, envolvendo a temática das causas sociais e questões de gênero, contendo, cada uma, no máximo 14 (catorze) versos ou linhas.

As poesias deverão ser digitadas em arquivo de editor de texto na fonte “Times New Roman” com tamanho 12 (doze), página formato A4, contendo no máximo 14 (catorze) versos ou linhas, em língua portuguesa, apenas identificadas no topo da página pelo pseudônimo e título de cada poesia.

As poesias deverão ser gravadas em um mesmo arquivo eletrônico, editável, cuja denominação consistirá no seu pseudônimo seguido da palavra “poesia” separado por hífen, como por exemplo: “rosadosventos-poesia(.doc ou .odt)”.

Seleção e premiação

A Comissão Organizadora, presidida pelo deputado Luiz Marenco (PDT), designará a Comissão Julgadora, formada por cinco representantes de entidades ligadas às áreas da cultura e da literatura, tendo essa o poder soberano de selecionar e premiar as três melhores poesias com medalha e diploma e distinguir as dez subsequentes com menção honrosa.

Resultado

O resultado do concurso será divulgado no mês de agosto de 2021, no Portal de Prêmios: http://www.al.rs.gov.br/premios

As poesias vencedoras serão publicadas pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul sob a forma de separata.

Lila Ripoll

Gaúcha de Quaraí, Lila Ripoll viveu de 1905 a 1967. Foi poeta, professora, pianista, jornalista e militante sindical. Colaborou para diversos jornais e revistas do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, como o “Correio do Povo” e “A Tribuna Gaúcha”, e foi candidata a deputada pelo PCdoB. Um de seus livros dedicados a protestar contra desigualdades, “Novos Poemas” (1951), levou a poeta a receber o “Prêmio Pablo Neruda da Paz”.

No ano de 1938, Lila Ripoll lançou seu primeiro livro “De mãos postas“, no qual está presente a dor e a saudade do seu primo e irmão adotivo que foi brutalmente assassinado. Nesta obra, composta por 24 poemas, as questões sociais e libertárias ainda não estavam presentes com a intensidade que, ao longo do tempo, far-se-ão presentes no conjunto da sua obra.

O seu segundo livro, “Céu vazio”, publicado, em julho de 1943, ela dedicou “in memoriam” ao seu pai e também aos amigos.

Seu terceiro livro “Por Quê?” contém 25 poemas e foi editado, no Rio de Janeiro, pela Editora Vitória, em 1947. Esta era considerada a porta-voz dos intelectuais comunistas do Brasil. Lila Ripoll dedicou esta obra à sua mãe e ao engenheiro Alfredo Luis Guedes com o qual se casou, em 1944.

A obra completa de Lila Ripoll totaliza oito livros, que foram editados, de 1938 a 1965, nesta respectiva ordem: “De mão postas “, “Céu Vazio”, “Por quê?”, “Novos poemas”, “Primeiro de Maio”, “Poemas e canções”, “O Coração descoberto” e “Águas Móveis”. Além destes livros, há poemas inéditos recuperados e organizados por Alice C. Moreira na publicação “Lila Ripoll – Obra completa”, cuja pesquisa se efetivou no Centro de Memória do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Letras (PUCRS). Nossa poetisa escreveu também uma peça intitulada “Um colar de vidro” (1958) que é uma crítica aos valores burgueses. Em Porto Alegre, a peça foi apresentada no Teatro São Pedro.

MAIS NOTÍCIAS